SóProvas


ID
1185289
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A teoria ética da responsabilidade que justifica decisões e ações em função da bondade dos fins, guiada pelo “alcance de objetivos gerais, custe o que for necessário”, é a:

Alternativas
Comentários
  • "Na ética da responsabilidade, o que valida um ato é o resultado, e não a intenção. Destarte, podemos afirmar que a ética da responsabilidade corresponde às decisões tomadas por aqueles que, investidos no poder, tudo fazem para manter a harmonia social."

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/20446/eticas-etica-da-conviccao-x-etica-da-responsabilidade#ixzz36h5uONm7

  • A ética da responsabilidade (Verantwortungsethik) é aquela que o homem de ação não pode deixar de adotar; ela ordena a se situar numa situação, a prever as consequências das suas possíveis decisões e a procurar introduzir na trama dos  acontecimentos um ato que atingirá certos resultados ou determinará certas consequências que desejamos. A ética da responsabilidade interpreta a ação em termos de meios-fins [...] se preocupa com a eficácia, e se define pela escolha dos meios ajustados ao fim que se pretende. [...]

  • A da finalidade determina que a bondade dos fins justifica as ações empreendidas, desde que se oriente pela racionalidade universalista, e supõe que as devidas cautelas sejam tomadas, assim como todos os riscos sejam medidos; sua máxima ordena: "alcance objetivos gerais custe o que for necessário". 


    A utilitarista: "faça o máximo de bem para mais gente"
  • Segundo Adolfo Sanhez Vazquez, a teoria que justifica a afirmação “alcance de objetivos gerais, custe o que for necessário”  é o egoísmo ético ("deves fazer o que te traz o maior bem, independentemente das consequências"). Ela se contrapõe ao utilitarismo por defender o interesse próprio, enquanto que o utilitarismo busca o bem dos outros.