SóProvas


ID
1186639
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Percebe-se que o norte de Goiás, ao longo dos anos, foi construindo uma identidade própria. Assim, a região formou um quadro sociocultural mais ou menos homogêneo, se isso fosse possível. É muito provável que o antigo norte de Goiás, hoje Estado do Tocantins, ainda se encontre a pleno processo de construção de sua identidade cultural.

A construção da identidade do norte de Goiás, a que se refere o texto acima, inicia-se a partir da década de 1950, com a presença de migrantes de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

  • nao precisa fala a resposta nao amigo 

     

  • Ele falaa resposta pra ajudar quem não assinou.

  • Muito obgado Gean....

  • Wanderson. evita comentário como o seu. a resposta é para quem não é assinante. uma forma de ajudar. 

  • Obrigada Jean
  • Obrigada, Gean Silva

  • A) CORRETA. No caso da criação do Estado do Tocantins, as identidades e experiências ganham novo contorno a partir de sua emancipação. Até 1988, a região que hoje constitui o estado pertencia ao norte do Estado de Goiás. As referências identitárias, portanto, eram goianas e as pessoas se reconheciam enquanto tal. Isso provocou a construção de novos sentidos sobre as representações que os sujeitos possuíam sobre ser tocantinense. As identidades territoriais foram, aos poucos, inventadas para produzir uma noção de pertencimento ao estado tocantinense, em especial, graças ao processo migratório de povos de diferentes lugares. O fenômeno migratório nesse contexto foi relevante no Estado do Tocantins como um todo e, mais concentradamente, em Palmas, pois ambos, estado e capital, foram instituídos simultaneamente no final da década de 1980. Assim, o advento de um novo estado e de uma nova capital desperta o interesse de pessoas nas diferentes regiões do Brasil, diante da possibilidade de alguma chance de trabalho, desde a atividade não intelectual, como é o caso do trabalho braçal, a exemplo da construção civil, ao estabelecimento de algum ramo de negócio, autônomo, ou ao ingresso no emprego público: secretarias de Estado, autarquias, fundações e agências estatais e órgãos federais. 

    B) INCORRETA. A Amazônia não passou pelo processo de fragmentação em território, tendo como inspiração a máxima “dividir para governar”, mantendo-se subjugada aos estados pertencentes à sua espacialização. 

    C) INCORRETA. Os movimentos populacionais tinham seu fluxo claramente definido no sentido das cidades. Palmas, por ser a capital em processo de construção, tornou-se o principal centro de atração. Tal fluxo, não foi orientado apenas no sentido Sudeste – Tocantins, tendo um forte atrativo de outras regiões brasileiras, como Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

    D) INCORRETA. De fato, o fluxo migratório direcionado para o recém-formado estado de Tocantins teve como origem diferentes regiões brasileiras, contudo a intenção não foi o de unidade territorial e sim atraídos pela criação de um Estado seguido por novas oportunidades de trabalho que a demanda possibilita.

    E) INCORRETA. A identidade cultural de Tocantins é múltipla e a síntese das diversas culturas brasileiras, devido a grande variedade de povoadores, vindos de todas as regiões do Brasil.

    Fonte: Estratégia Concursos