SóProvas


ID
118723
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

NÃO é um sistema de arquivos suportado pelo Linux:

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra e)Sistemas de arquivos suportadosO Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistema de arquivos, de diversos sistemas operacionais, além de alguns sistemas nativos. Por isso, quando o Linux é instalado em dual boot com outros sistemas (Windows, por exemplo) ou mesmo funcionando como Live CD, ele poderá ler e escrever nas partições formatadas em FAT e NTFS. Por isto, Live CDs Linux são muito utilizados na manutenção e recuperação de outros sistemas operacionais.Entre os sistemas de ficheiros suportados pelo Linux, podemos citar FAT, NTFS, JFS, XFS, HPFS, Minix e ISO 9660 (sistema de ficheiros usado em CD-ROMs). Alguns sistemas de ficheiros nativos são, dentre outros, Ext2, Ext3, Ext4, ReiserFS e Reiser4.[5] Alguns sistemas de ficheiros com características especiais são SWAP, UnionFS, SquashFS, Tmpfs, Aufs e NFS, dentre outros.
  • Sistemas de Arquivos: ReiserFS, ext2, ext3, ext4
    Linux para concursos e software livre - Aula 21 - Rodrigo Schaeffer
    https://www.youtube.com/watch?v=7n3VHlk2AQY&list=PLKaxXxugagVvAci2syhxTuXlPKkzh5CGO&index=21
    Obs.: Os nomes de arquivos podem apresentar até 255 caracteres.

     

    Ao contrário do Windows, que suporta nativamente somente 3 sistemas de arquivos (FAT, FAT32 e NTFS), o Linux é muito mais democrático. Abaixo uma lista dos sistemas de arquivos suportados:

     

    FAT e FAT32: São sistemas de arquivos sem jornalização, criados pela Microsoft e utilizado por padrão no Windows 9X e Me.

     

    NTFS: Por muito tempo, o NTFS era suportado somente para leitura. Com o lançamento do driver NTFS 3G, hoje é possível utilizar o NTFS para escrita com segurança sendo até viável a sua utilização na partição de sistema.

     

    Ext2, Ext3 e Ext4: São os sistemas de arquivos padrões do Linux. O Ext2 é a evolução do Ext, não possui jornalização e por isso pode causar perda de dados caso sua máquina seja desligada por falta de energia, por exemplo. O Ext3 é uma evolução do Ext2, sendo que a principal diferença a inclusão da journal. O Ext4 é a última versão deste sistema de arquivos.

     

    Reiserfs: Criado por Hans Reiser, é um sistema de arquivos alternativo ao Ext2/Ext3. Sua principal característica é a velocidade. Possui jornalização e é o sistema de arquivos padrão para o Suse Linux, Linspire e Slackware.

     

    XFS: Sistema de arquivos criado pela Silicon Graphics para o IRIX. É muito rápido e é indicado para partições e arquivos muito grandes.

     

    JFS: Utilizado pela IBM no AIX. Pelo menos no AIX, permite o redimensionamento de partições online, sem necessidade de desligar o sistema.

     

    GFS2 e OCFS2: São sistemas de arquivos de uso compartilhado, ou seja, podem ser utilizados por diversos computadores simultaneamente. Muito úteis em sistemas de Alta Disponibilidade e Alta Performance.


    Além dos sistemas acima, outros são suportados. Não conheço outro sistema operacional que suporte tantos sistemas de arquivos diferentes.

     

    Fonte:http://fccredes.wordpress.com/2008/09/18/sistemas-de-arquivos-suportados-pelo-linux/
     

  • O arquivo .LNX pertence à categoria de Disk Image Files, usada em sistemas operacionais como Windows 10, Windows 7, Windows 8 / 8.1, Windows Vista e Windows XP.O arquivo .LNX pertence à categoria de Disk Image Files, usada em sistemas operacionais como Windows 10, Windows 7, Windows 8 / 8.1, Windows Vista e Windows XP.