-
3. Amostragem é a utilização de um processo para obtenção de dados aplicáveis a um conjunto, denominado universo ou população, por meio do exame de uma parte deste conjunto denominada amostra.
-
11.11.1.2. Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou método de seleção de itens a testar, o auditor pode empregar técnicas de amostragem.
11.11.1.3. Amostragem é a utilização de um processo para obtenção de dados aplicáveis a um conjunto, denominado universo ou população, por meio do exame de uma parte deste conjunto denominada amostra.
11.11.1.4. Amostragem estatística é aquela em que a amostra é selecionada cientificamente com a finalidade de que os resultados obtidos possam ser estendidos ao conjunto de acordo com a teoria da probabilidade ou as regras estatísticas. O emprego de amostragem estatística é recomendável quando os itens da população apresentam características homogêneas.
11.11.1.5. Amostragem não-estatística (por julgamento) é aquela em que a amostra é determinada pelo auditor utilizando sua experiência, critério e conhecimento da entidade.
-
Letra C.
Comentários:
Questão bastante s̀mples. Os meios à disposição do auditor para a seleção de itens a serem
testados são:
(a) seleção de todos os itens (exame de 100%);
(b) seleção de itens específicos;
(c) amostragem de auditoria.
Ou seja, a única alternativa que apresenta um método de seleção de itens a serem testados é a de letra C, gabarito da questão.
Gabarito: C
Prof. Claudenir Brito