SóProvas


ID
1188574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de hardware e software em computadores pessoais, julgue os itens subsequentes.


A porta USB é um exemplo de dispositivo que utiliza comunicação serial, ou seja, 1 bit de dados é transmitido por vez.

Alternativas
Comentários
  • Assustadoramente, o gabarito está correto. Da série "Vivendo e aprendendo com o Cespe".

     

    http://digital.ni.com/public.nsf/allkb/32679C566F4B9700862576A20051FE8F

     

    1. O que é Serial? Voltar ao Topo

    Serial é um protocolo muito comum (não confundir com Universal Serial Bus ou USB) para comunicação de dispositivos que vem como padrão em quase todo PC.  A maioria inclui duas portas seriais baseadas em RS-232. Serial é também um protocolo de comunicação comum que é utilizado por muitos dispositivos para instrumentação; inúmeros dispositivos GPIB também vêm com uma porta RS-232.  Além disso, a comunicação serial pode ser utilizada para aquisição de dados em conjunto com um dispositivo remoto de amostragem.  

    O conceito de comunicação serial é simples. A porta serial envia e recebe bytes de informação um bit de cada vez. Embora esta seja mais lenta que a comunicação paralela, que permite a transmissão de um byte inteiro por vez, ela é mais simples e pode ser utilizada em distâncias maiores. Por exemplo, a IEEE 488 especificações para comunicação paralela diz que o cabeamento entre equipamentos não pode ter mais que 20 metros no total, com não mais que 2 metros entre dois dispositivos; serial, no entanto, pode se estender até 1200 metros. 

    Normalmente, a serial é usada para transmitir dados ASCII. A comunicação é completada usando 3 linhas de transmissão: (1) Terra, (2) Transmissão, e (3) Recepção. Visto que a serial é assíncrona, a porta está apta a transmitir dados em uma linha enquanto recebe dados em outra. Outras linhas estão disponíveis para handshaking, mas não são requeridas. As características importantes da serial são taxa de transmissão (baud rate), bits de dados (data bits), bits de parada (stop bits), e paridade. Para duas portas de comunicação, estes parâmetros devem corresponder:

  • Serial é quando você tem uma via de transferência de dados e Paralela quando você tem várias vias. A porta USB, em relação à via de dados, é serial. Bem, para confirmar o gabarito, basta também saber a tradução de USB (Universal Serial Port).

  • É de 1 bit de dados é transmitido por vez. Não obstante, a velocidade ser ultra rápida...

  • Certo.


    A porta USB utiliza comunicação serial, ou seja, 1 bit de dados é transmitido por vez.

  • Universal SERIAL Bus (USB)

    É um padrão de interconexão de equipamentos ao computador e transfere os dados digitais de forma serial.

    Ocorre a transmissão de 1 bit por vez através de uma única linha de dados, isto é, cada bit de um Byte é transmitido em sequência, um após o outro.

  • A porta USB utiliza comunicação serial, ou seja, bit de dados é transmitido por vez.

  • "Um" SB

  • Interfaces seriais e paralelas são dois tipos diferentes de portas de computador. Ao contrário de uma porta paralela (LPT), uma porta serial transmite dados bit por bit em uma única linha em vez de várias linhas por vez. As sequências de bits são agrupadas em séries de dados, começando com um bit inicial e terminando com um bit final. Portanto, o nome "porta serial".

    site: https://www.virtual-serial-port.org/pt/article/what-is-serial-port/

  •  de 1 bit de dados é transmitido por vez. Não obstante, a velocidade ser ultra rápida...

  • GAB: CERTO

    USB = Universal Serial Port

  • USB = UNIVERSAL SERIAL BUS É um padrão de interconexão de equipamentos ao computador e transfere os dados digitais de forma serial.

    Ocorre a transmissão de 1 bit por vez através de uma única linha de dados, isto é, cada bit de um Byte é transmitido em sequência, um após o outro.