-
Após chegar em 50% e ser resfriado depois, ter-se-á a formação de mais perlita durante o processo ainda.
-
Acredito que a incoerência da questão seja a perlita proeutetóide, que é um microconstituinte inexistente.
-
Desconheço o microconstituinte chamado de perlita proeutetóide. Se alguém souber, favor dar uma luz.
-
Beleza, supondo que a questão fosse para a obtenção de 50% de perlita e 50% martensita. O procedimento estaria correto?
Exceto pelo fato da frase "tocando as linhas de transformação inicial e final da martensita". Acredito que o processo não tocará o final da transformação da martensita. O processo será concluido ao atingir-se a linha de 50% da transformação da martensita. Procede?
Olhando a questão por outro lado, sob o ponto de vista de Danilo, acredito que o procedimento correto seria atingir uma porcentagem menor de perlita (e não os 50%) pois, no resfriamento rápido, haverá um pouco de transformação de austenita em perlita, pois a curva de resfriamento já encontra-se dentro da região de transformação para perlita. Certo?
-
Nao tem Perlita proeutetóide - Tem ferrita e cementita proeutetóides.
-
Até o presente momento não consegui entender esta questão!
Mesmo com os comentários dos caros colegas!
-
De acordo com o Callister, Cap 9, item 9.19, num aço eutetóide resfriado lentamente ocorre a formação de ferrita+cementita dispostas em camadas alternadas, camada esta denominada perlita. Não existe perlita proeutetóide visto que antes da reação eutetóide somente existe a austenita.
-
O erro deve estar em "Perlita proeutetoide mesmo". Esse microconstutuinte não existe. Se a questão fosse refeita e tivesse tirado o nome proeutetoide estaria correta.
-
Ao meu ver existem os dois erros citados, realmente não existe perlita proeutetóide, uma vez que não há uma solução sólida de perlita e austenita acima da temperatura de recristalização. Adicionalmente, não há como ter 50% de perlita resfriando rapidamente depois de atingir os 50% de transformação de perlita, uma vez que já estará no campo da perlita e haverá ainda formação de mais perlita durante a têmpera.
Não sei se deu para entender agora, Luís.