SóProvas


ID
1189057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Nas turbinas a vapor, a queda total de entalpia é realizada em múltiplos estágios, para reduzir a velocidade do vapor nos canais das pás. Considerando uma turbina a vapor com uma queda total de entalpia igual a 1.026 KJ/kg e com nove estágios, todos de igual eficiência e de mesma queda isentrópica de entalpia, julgue os itens a seguir.


A velocidade do vapor em cada estágio é nove vezes menor que a velocidade do vapor no canal da pá de uma turbina de um único estágio com a mesma queda total de entalpia.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe a relação dessa velocidade?

  • Hoje, tive o seguinte raciocínio:

    A velocidade do vapor em cada estágio é menor que a velocidade do vapor no canal da pá de uma turbina de um único estágio com a mesma queda total de entalpia. Ou seja:

    No 2º estagio será 2 vezes menor que a inicial;

    No 3º estagio será 3 vezes menor que a inicial;

    No 4º estagio será 4 vezes menor que a inicial;

    E assim sucessivamente....

    Acredito que a lógica é essa, o que vocês acham ?

  • Vou com o Luis... acredito que o erro da questão está em falar que em CADA ESTÁGIO é 9x menor... acredito que no último estágio será 9x menor em relação ao de uma turbina com 1 estágio

  • eu pensei na 1 lei aplicada para vc. Se vocês observarem a velocidade ta elevado ao quadrado. Então para um estágio de variação entálpica a velocidade seria calculada como raiz da variação de entalpia. Como é algo não linear, achei que essa relação de 9 vezes tá muito linear com numero de estágios

  • O ar vai sofrer a mesma variação de velocidade no fim de ambas as turbinas. Isso ocorre de uma vez na turbina de 1 estágio, enquanto ocorre gradualmente na turbina de 9 estágios. Não há como comparar 9 variações de velocidade ou 9 velocidades distintas com somente uma e ter como resultado o mesmo valor.