-
Gostaria de entender esta questão, pois cada fluido possui uma pressão de vapor distinta para a mesma temperatura, o que ocasionaria distintos NPSH.
-
Assim como suas densidades também se alteram.
-
Pois é, pensei a mesma coisa. Se o NPHS é função da pressão de vapor, então o tipo de fluido tem influência sobre ele.
-
Também não entendi. O NPSH disponível depende diretamente da pressão de vapor do líquido bombeado, sendo assim, varia de fluido para fluido. Exemplo prático: deve se ter cuidado com líquidos voláteis para que a temperatura não se eleve bastante; mantendo-se as mesmas condições, esse tipo de fluido, de maneira alguma, possuirá NPSH disponível equivalente ao de um fluido não-volátil!
-
Continuo achando a afirmação errada.
-
Questão mal elaborada. NPSH representa a energia (carga) medida em pressão absoluta disponível na entrada de sucção de uma bomba hidráulica. Em qualquer seção transversal de um circuito hidráulico, o parâmetro NPSH mostra a diferença entre a pressão atual de um líquido em uma tubulação e a pressão de vapor do líquido a uma dada temperatura. Logo depende sim do tipo de líquido. Uma vez que não é especificado que se trata do NPSH requerido, fica difícil entender a intenção do elaborador!
-
Realmente complicado de entender! Infeliz o elaborador da questão.
-
CERTA
sob as mesmas condições de operação --> todos os líquidos requerem exatamente a mesma altura de pressão de segurança à cavitação, ou NPSH.
Como é uma questão que generaliza, a banca espera que o candidato seja capaz de deduzir que A Cabeça de sução (HS) seja menor possível para evitar que haja grande redução de pressão (Vácuo) para succionar o líquido.
-
Também acho a questão errada!
Pela formula de NPSHd, ao calcularmos a pressão P, levamos em consideração o "rô" e este varia de liquido para liquido, sendo assim o NPDHd vai variar de liquido para liquido!
O que vocês acham?
-
Acho que a palavra "requerem", usada no texto, mostra que a banca está fazendo menção ao NPSH requerido.
-
Além da perda de carga que também se altera, uma vez que o fator de atrito f=f(Re)
-
" requerem exatamente a mesma altura de pressão de segurança à cavitação" . Por SEGURANÇA devemos, no cálculo, deixar sempre uma sobra de 10 a 15% ou no mínimo de 0,5 m do NPSHd para o NPSHr, independente do líquido utilizado.
-
Como requer se cada liquido tem uma pressão de vapor diferente, vai causar diferentes perdas de carga...