a) Eletroforese é uma técnica para separação de proteínas em uma mistura sob a influência de campo eletromagnético. ERRADO. Eletroforese não usa campo magnético, e sim elétrico.
b) Durante a eletroforese, proteínas podem migrar para o polo positivo, se a carga for negativa, ou para o polo negativo, se a carga for positiva, segundo seu ponto isoelétrico e a variação de pH do sistema. CORRETA. As proteínas vão adquirir cargas diferentes dependendo do pH do meio e do seu PI, e assim migram para o cátodo ou ânodo.
c) A mobilidade de uma proteína depende inversamente da carga líquida da proteína e diretamente da resistência exercida pelo solvente e pelo suporte.. ERRADO. Ao contrário; a movilidade é diretamente proporcional à carga líquida (quanto maior a carga, mais a proteína será atraída para o polo de carga oposta), e inversamente proporcional à resistência do suporte (se a resistência for maior, fica mais difícil de passar então a velocidade será menor)
d)Em sistemas de eletroforese vertical, moléculas de tamanhos diferentes e com mesma carga apresentam o mesmo padrão de migração. ERRADO. Tendo a mesma carga líquida, a separação ocorrerá com base no tamanho molecular (peso), em que proteínas menores migram mais facilmente por entre os poros do gel, e portanto, têm uma velocidade maior do que as proteínas maiores. Logo, elas não apresentarão o mesmo padrão de migração.
e)Caso o pH do tampão seja superior ao ponto isoelétrico da proteína, esta irá migrar como cátion para o polo negativo. ERRADO. QUando o pH do meio é superior ao pI da proteína, esta doa H+ (cátions) para o meio e adquire carga negativa, tornando-se um ânion que irá migrar para o polo positivo do sistema (ânodo).