Alternativas
Por meio dessa técnica, anticorpos ou antígenos são acoplados a um fluorocromo, formando conjugados que, quando excitados por radiações UV e sob influência de um campo elétrico, promovem a migração de partículas carregadas em um solvente condutor.
A rodamina, que pertence à categoria de corantes fluorescentes, ao acoplar-se aos anticorpos pode modificar a especificidade destes comprometendo a validade do teste.
Nessa técnica, o anticorpo pode ser radiomarcado e um sistema de detecção é utilizado para identificar o anticorpo ligado.
Por esta técnica, a utilização de anticorpos de diferentes especificidades marcados com fluorocromos contrastantes pode levar à identificação de componentes diferentes dentro de uma célula, à diferenciação de uma célula de outra ou à localização da distribuição de antígenos em células ou tecidos.
Na técnica de imunofluorescência direta, é utilizado, por exemplo, um anticorpo não marcado com fluorescência, que tem mais sítios de ligação que o antígeno, e um anticorpo marcado.