SóProvas


ID
1191355
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a administração de sistemas operacionais, analise as afirmações a seguir:

I - O sistema de arquivos NTFS do sistema operacional MS Windows 7 não está sujeito à fragmentação interna.
II - XFS, JFS e ReiserFS são exemplos de sistemas de arquivo que utilizam journaling.
III - Na arquitetura NTFS, o código executável que é carregado pela BIOS e tem a função de identificar a partição ativa/“bootavel” situa-se no setor de boot (boot sector) do disco.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - está tão sujeito a fragmentação interna que windows 7 e 8.1 contém desfragmentador de arquivos (ERRADA);

    II - O sistema journaling é altamente eficiente em marcar badblocks(setores defeituosos no disco). Para arquivos pequenos, a taxa de transferência é pequena. Foi desenvolvido para trabalhar com arquivos grandes. O termo journaling se refere a capacidade de manter somente a consistência dos metadados, muito úitl no caso de desligamento inadequado. (CERTA)

    III - O código de identificar a partição ativa não depende de sistema operacional algum e nem do tipo de partição. É o chamado código de máquina. Situa-se no setor 0 do HD, também chamado de MBR  (Master Boot Record). Feito a BIOS inicializa o setor um da partição ativa, que nada mais faz que carregar em memória um código e o executa, que carrega o setor dois do HD. Nessa etapa que entra na jogada o bootLoader, que lê um arquivo de configuração de boot e carrega o kernel do sistema operacional. http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/11266-como-funciona-o-boot-de-um-computador.htm

    ERRADA