SóProvas


ID
1191559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e têm como objetivo principal prestar serviços que proporcionem o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Um serviço característico dos bancos de desenvolvimento é a(o):

Alternativas
Comentários
  • banco de desenvolvimento = longo prazo = iniciativa privada.


    BNDES é uma empresa pública federal


    OBS: BNDES não é BANCO DE DESENVOLVIMENTO.


  • Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.

    GABARITO: D
  • grande exemplo: BNDES. financia a longo prazo programas e projetos

  • Bandes é banco de desenvolvimento, já o BNDES é empresa pública federal.

  • Banco de desenvolvimento - público

    Banco de investimento - privado


  • Banco de desenvolvimento - público

    Banco de investimento - privado


  • BNDES NÃO É BANCO DE DESENVOLVIMENTO!!

  • Esclarecendo mais detalhes sobre o BNDES:

    É uma empresa pública federal vinculada ao ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Tem como objetivos básicos:

    - impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país;

    - fortalecer o setor empresarial nacional;

    - promover o crescimento e a diversificação das exportações;

    - atenuar desequilíbrios regionais;

    - promover o desenvolvimento das atividades agrícolas, industriais e de serviços;

  • Não capta depósito à vista?

  • É importante deixar bem claro que o BNDES, dentro da estrutura do Sistema Financeiro Nacional, NÃO é considerado um banco de desenvolvimento. O BNDES é uma empresa pública federal. Os bancos de desenvolvimento são SEMPRE regionais. 

    Carlos Arthur Newlands, Sistema Financeiro e bancário. 
  • o BNDES não é banco de desenvolvimento, no entanto já assisti algumas aulas que em questão de prova, e considerado banco de desenvolvimento ou agência de fomento, aulas de Thaís Vieira - Alfa Concursos. 

  • Cuidado pessoal com o pega da prova aqui a banca não especifica o BNDES, pois o BANESTES, Banco da Amazônica e etc...  são bancos regionais de desenvolvimento financia programas e  projetos.

  • banco de desenvolvimento = longo prazo = iniciativa privada.

    BNDES é uma empresa pública federal

    OBS: BNDES não é BANCO DE DESENVOLVIMENTO.

  • Banco de Desenvolvimento


    Instituição financeira pública não federal que tem como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, em médio e longo prazos, de programas e projetos que visem promover o desenvolvimento econômico e social do estado onde tenha sede, cabendo-lhe apoiar prioritariamente o setor privado.

    fonte:BC
  • Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

  • Resolução 394 do BACEN

    Art. 26. Os Bancos de Desenvolvimento podem realizar as seguintes modalidades de operações de investimento, com vistas à implantação ou ampliação de empreendimentos de importância para a economia do Estado:

    III - Participação no capital social de empresas.

    § 2º A participação referida no inciso III deste artigo tem caráter transitório e minoritário.

  •  

    a) captação de depósitos à vista - ERRADO (Banco de Desenvolvimento é uma instituição Financeira não Bancária, logo não poderá captar a vista, somente a prazo)

     b) operação de participação societária de caráter temporário - ERRADO (Caracteristica de Banco de Investimento)

     c) operação no mercado imobiliário e no sistema financeiro da habitação - ERRADO (Característica da CEF)

     d) financiamento a longo prazo de programas e projetos - CERTO (O Banco de Desenvolvimento se carateriza em financiamento de médio e longo prazo que promova o desenvolvimento econômico social do Estado representativo.)

     e) financiamento do capital de giro de uma empresa - ERRADO (Característica de Banco de Investimento que além de capital de giro poderá financiar capital fixo de uma empresa).

     

  • LETRA D CORRETA

    Bancos de desenvolvimento

     

    Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede