TRANSTORNO DA PERSONALIDADE PARANÓIDE 1. Sensibilidade excessiva a rejeições e a contratempos 2. Tendência a guardar rancores persistentemente 3. Desconfiança excessiva e tendência exagerada a distorcer as experiências por interpretar erroneamente as ações neutras ou amistosas de outros como hostis ou depreciativas 4. Obstinado senso de direitos pessoais e sensação de estar sendo injustiçado em relação a esses direitos, em desacordo com a situa- ção real 5. Suspeitas recorrentes, sem justificativa, com respeito à fidelidade sexual do parceiro 6. Tendência a experimentar autovalorização excessiva, manifesta por meio de atitude persistente de auto-referência 7. Preocupação com explicações “conspiratórias”, sem fundamento em dados reais
TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ESQUIZÓIDE 1. Distanciamento afetivo, afeto embotado, aparente frieza emocional 2. Capacidade limitada para expressar sentimentos calorosos, ternos ou raiva para com os outros 3. Indiferença aparente a elogios ou críticas 4. Poucas atividades produzem prazer 5. Pouco interesse em ter experiências sexuais com terceiro 6. Preferência quase invariável por atividades solitárias 7. Preocupação excessiva com fantasias e introspecção 8. Ausência de amigos íntimos ou de relacionamentos confidentes 9. Insensibilidade marcante em relação a normas e convenções sociais
[Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - Paulo Dalgalarrondo]
Gabarito B
A - Não poderia se caracterizar como personalidade histriônica aquela que se comporta de forma indiferente aos elogios ou críticas, já que são pessoas muito inclinadas a busca da satisfação e reconhecimento do outro.
B - Correta.
C - O Transtorno de Personalidade Anancástica apresenta um padrão de exigência intenso para que os outros façam aquilo que deseja, como forma de garantir as coisas do seu jeito.
D - Já no Transtorno de Personalidade Esquizoide os sujeitos são vistos como muito distante, frios e esquivam de relações sociais, até mesmo com a família, não havendo relação com o tipo de sintomatologia apresentada na assertiva, que se caracteriza muito mais dentro da personalidade paranoide.