SóProvas


ID
1192030
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a CID 10, o Transtorno de Estresse Pós-traumático surge como resposta a um evento estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica, “por ex. desastre natural ou feito pelo homem, combate, acidente sério, testemunhar a morte violenta de outros ou ser vítima de tortura, terrorismo, estupro ou outro crime.”
Considerando as condições diagnósticas do Transtorno de Estresse pós-traumático é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Os especificadores seguintes podem ser usados para definir o início e a duração dos sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático:

    Agudo. Este especificador deve ser usado quando a duração dos sintomas é inferior a 3 meses.
    Crônico. Este especificador deve ser usado quando os sintomas duram 3 meses ou mais.
    Com Início Tardio. Este especificador indica que pelo menos 6 meses decorreram entre o evento traumático e o início dos sintomas.

    Transtorno de Estresse Pós-Traumático pode ocorrer em qualquer idade, incluindo a infância. Os sintomas em geral iniciam nos primeiros 3 meses após o trauma, embora possa haver um lapso de meses ou mesmo anos antes do seu aparecimento. Freqüentemente, a perturbação inicialmente satisfaz os critérios para Transtorno de Estresse Agudo imediatamente após o trauma.

    Pela classificação da OMS não pode ser diagnosticado no primeiro mês após o evento traumático, nesse caso trata-se de reação aguda ao estresse (CID-10 F43.0), nem mais de dois anos após o evento, quando passa a ser classificado como modificações duradouras da personalidade (F62.0).2 De forma similar o DSM-IV classifica as reações no primeiro mês após o trauma como transtorno de estresse agudo (308.3).8