SóProvas


ID
119215
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre os sistemas operacionais Linux e Windows XP, analise:

I. Em um ambiente Microsoft Windows XP, o usuário recebe uma interface padronizada, personalizável, composta da GUI e de um terminal ou interpretador de comandos (shell) emulado.

II. O Linux, ao contrário do Windows XP, é apenas o núcleo de um sistema operacional e não especifica uma interface com o usuário padrão.

III. As versões do núcleo Linux não suportam os sistemas de arquivos FAT e NFS.

IV. O registro do Windows XP é um banco de dados acessível a todos os processos e componentes de modo núcleo que armazena informações de configuração específicas de usuários, aplicações e hardware.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Shell - "O termo Shell é mais usualmente utilizado para se referir aos programas de sistemas do tipo Unix que podem ser utilizados como meio de interação entre o usuário e o computador. Este é um programa que recebe, interpreta e executa os comandos de usuário, aparecendo na tela como uma linha de comandos, representada por um prompt, que aguarda na tela os comandos do usuário."
    fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=33773.0
    o termo Usualmente, matou a questão.
  • A assertiva III está incorreta. O núcleo do Linux suporta nativamente acesso e escrita em partições FAT e no sistema de arquivos de rede (NFS).

    Portanto, a alternativa B é a correta.
  • Questão maluca, só achei a IV) correta.

    O I) pareceu a descrição do Linux, personalizável e shell remetem a Linux. 
    O III) é falso, o Linux possui sim suporte nativo a NFS e FAT. (http://en.wikipedia.org/wiki/FAT_filesystem_and_Linux)

  • Eu também achei que somente o item IV estava correto. Mas tentando entender o gabarito, através de pesquisas na internet verifiquei que o que chamamos de Linux na verdade são os sistemas operacionais (distribuições) baseados em Linux. Linux na verdade é só o núcleo mesmo.

    Tendo em vista esse conceito, o item II é válido, pois a interface gráfica depende de outras implementações que fazem a interação do usuário com o kernel (núcleo), ela não faz parte do Linux (no sentido de Linux se referir apenas ao núcleo).

    Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/linux/

    No seguinte link também explica que só com o kernel vc não consegue fazer nada (apenas desenvolver mais programas em cima dele né...): http://sergioprado.org/sistemas-de-arquivo-em-linux-embarcado-parte-1/


    Quanto ao item I, realmente aparenta se tratar do Linux mas podemos interpretar da seguinte forma: No windows temos uma interface gráfica padronizada? Sim. Ela é personalizável? Sim. Composta da parte gráfica (Graphical User Interface - GUI) e de um terminal (pensem naquele "DOS" que acessamos em Executar -> cmd)? Sim, ambos existem.


    Quanto aos itens III e IV acho que todos concordam com o gabarito: III - Errado. IV - Correto.


    Bons estudos a todos!

  • Linux não especifica interface com usuário nem gráfica nem de linha de comando!