-
A Revolta da Chibata foi um movimento de cunho militar, liderado por marinheiros revoltados com a punição física aplicada aos militares da marinha que cometiam transgressões. O militar transgressor era submetido à punição de 25 chibatadas. O estopim da revolta foi o exagero na aplicação de 250 chibatadas ao marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes. Portanto a alternativa D não pode ser considerada correta. A questão é nula.
-
aqui consta como movimento social:http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_chibata.htm
-
Anula!
Hermes… militar… punições físicas(chibatada).
-
A Revolta da Chibata ocorreu durante o governo de Hermes da Fonseca, em 1910. Foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo era por fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento.
Fonte: http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-chibata/
Fé em Deus! A vitória virá!!!
-
Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de novembro de 1910.
-
como assim de cunho social ,se é um movimento que foi feito por marinheiros (militares)? no minimo incoerente essa questão!
-
A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de novembro de 1910. Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas).
-
Social? Eu vou ficar é doida.
-
Questão zoada. A Revolta era num setor militar com objetivo de diminuir punições aos militares. Só teria a ver com social se o termo militar não estivesse dentre as opções.
-
Sobre a Revolta da Chibata, é importante considerar que ela não foi fruto apenas da insatisfação dos marujos com os castigos físicos. Os marujos, em geral, eram originários de famílias pobres, que sofriam com a desigualdade social existente na . Assim, a Revolta da Chibata é considerada pelos historiadores também como uma revolta contra a desigualdade social e racial existente tanto na Marinha como na sociedade como um todo.
-
Uma dessa cabia recurso.
Apesar de ter um cunho social ela foi também de caráter militar pois naquela época marujos (soldados de baixas patentes, principalmente negros) sofriam castigos físicos, portanto, sua revindicação era pelos fins dos castigos físicos dentro do âmbito militar.
Dessa forma, tanto teria caráter militar quanto social. Sendo assim as duas assertivas estariam corretas.
Gabarito da Banca: letra D
-
Olha a sagacidade dessa questão. O movimento é de caráter miliar mas o que iria decidir a questão seria o presidente da época. A revolta aconteceu no dia da posse de Hermes da Fonseca.
-
Deveria ser anulada. Os marinheiros(militares) lutavam pelo fim dos castigos corporais que eram cometido contra eles.
-
Revolta da Chibata (1910) - RJ:
- Revolta de marinheiros negros, pouco depois de Hermes da Fonseca se tornar presidente.
- Luta contra castigos físicos, baixos salários e péssimas condições de trabalho dos marinheiros (maioria negros)
- Líder: João Cândido Felisberto (Almirante Negro)
- Marcelino Menezes foi "chibatado" 250 vezes até desmaiar, isso foi o ESTOPIM para os marinheiros do encouraçado - MG.
Exigiam:
*fim dos castigos físicos.
*melhores condições de trabalho e salário.
*anistia aos manifestantes.
- Hermes da Fonseca, fingiu acatar as exigências e em 2 dias, todos os revoltosos foram punidos e presos.
- Presos na Ilhas Cobras (batalhão naval), se rebelaram e foram mortos.