Não sou historiador, nem mesmo almejo tal título, porém usando como referência os Prof. Sormany e Prof Eduardo Bueno.
Os comentários abaixo possuem uma carga gigante de preconceito, pois na alternativa C em momento algum teve menção que o campo foi de importância menor, e sim que as articulações na cidade eram mais rápidas, devido à proximidade de diversas pessoas e pensamentos; Hoje em dia ainda é assim! Articular movimentos nas cidades é muito mais acessível que organizar movimentos no campo, pois as distâncias são maiores e há menos pessoas!
Pessoal não entende o enunciado da questão e joga a culpa pra um 'preconceito' do examinador!
Comentando as questões, friso, novamente, não sou historiador, então poderá haver mais erros:
a) Incorreta, a greve dos tipógrafos foi no sec XIX.Lembre-se de que as graves do inicio do sec XX estão relacionadas a tecelaria, mineiros, portuários, alfaiates, toda essa 'galera' chão de fábrica.
.
b) Incorreta, a meu ver, pois não houve crescimento da atividade agrícola no seu entorno. A alternativa poderia ser mais complicada caso menciona-se o cinturão verde, mas ,mesmo assim, não é por este fato que se deram as greves.
.
c) CORRETA, GABARITO DA QUESTÃO, pense numa caixa com uma laranja se decompondo.... as laranjas próximas irão se decompor tbm( isto é a proximidade das pessoas nas cidades) agora imagine o mesmo exemplo num campo: as laranjas estão mais afastadas... portanto menor articulação;
.
d) Incorreta, bom esta alternativa foi complicada, acredito que o erro dela é afirmar que a greve geral de 1917 foi o mais importante, pois , a meu ver, não podemos cravar: "ESTE MOVIMENTO FOI O MAIS IMPORTANTE" e sim o conjunto deles, se a greve de 1917 foi o mais importante, porque existiu a lei adolfo gordo em 1907, modificada em 1913? Por que as greves de 1907 também foram importantes. Acredito que tenha uma bibliografia afirmando que não houve movimento mais importante, porém não a possuo
.
e) Incorreta, o palco foi são paulo e não RJ, para validar a alternativa o examinador deveria dizer: eixo RIO-SP.