SóProvas


ID
1193674
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as organizações de esquerda que fizeram resistência armada à ditadura militar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Muitos estudantes, velhos militantes da esquerda e intelectuais organizaram grupos guerrilheiros. Para eles, depois do A-I5 (principal instrumento de arbítrio da ditadura, dezembro de 1968) não havia mais espaço para a legalidade. Só a luta armada libertaria o Brasil. O regime tinha fechado de vez, passeata era dissolvida a tiros de fuzil, greve era resolvida por tanques de guerra, em cada redação de jornal havia um funcionário da polícia federal para fazer a censura. Não poderia sair nenhuma notícia que desagradasse ao governo.

  • Achei questionável a afirmativa correta. Centenas e mais centenas de estudantes participaram das manifestçãoes contra a ditadura entre os anos de 1966-1968. É complicado afirmar que "a maioria" desses estudantes ingressaram na luta armada. A adesão não foi tão grandiosa assim.

     

  • A maioria dos estudantes QUE ESTAVAM ENVOLVIDOS. Logo, é uma Oração Adjetiva Restritiva.

  • O Brasil teve, basicamente, guerrilhas urbanas. A Guerrilha do Araguaia (Pará), composta por militantes do PC do B, entretanto, era rural. Em 1974, o Exército reprimiu e dizimou boa parte desses guerrilheiros.

    Correta: C.

  • A Guerrilha do Araguaia foi um movimento ocorrido na região próxima à atual fronteira entre o Estado do Pará e do Tocantins. Essa guerrilha, assim como as ações da ALN e da VPR, foi parte da luta armada durante o Regime Militar. 

  • só acertei essa questão porque assistir a novela amor e revolução no sbt kkkkkkk

  • A maioria? Então foram milhões na luta armada...