-
Qual é o erro da letra A?
-
Para mim, "a" e "b" estão correctas. Qual o problema da "a"?
-
Dante de Oliveira era deputado Federal e não Senador como afirma a alternativa A.
-
Questão bem específica ,visto que é para historógrafo .Dante de Oliveira era Deputado Federal.
-
Fui por eliminação
A - A catatonia política brasileira não tinha muito esse hábito de apoiar algo, sempre agimos por rejeição, por negação a algo. Mais ainda de 2 décadas de Ditadura...
Havia outros processos eleitorais direitos, Maluf foi eleito pelo Arena prefeito de SP, Franco Montoro foi governador, etc...
Ulysses não era de oposição, era MDB
Covas virou governador só depois
Sobrou a B
-
A) apoiava o projeto de lei proposto pelo senador Dante de Oliveira em 1983, o qual almejava a realização de eleições diretas para presidente da República.
B) para a insatisfação dos brasileiros, a proposta de Dante de Oliveira foi reprovada no Congresso em abril de 1984, graças a uma manobra política dos deputados e senadores que apoiavam o regime militar vigente no país.
C) pressionado pela população, o General João Batista Figueiredo e seus assessores militares, iniciaram o processo de redemocratização política no Brasil e convocaram a população para o primeiro processo eleitoral direto após duas décadas de regime militar.
D) Ulysses Guimarães tornara-se um símbolo dos ideais democráticos e da Campanha pelas Diretas Já, uma vez que, tendo sido partidário dos governos militares, aderiu à oposição e presidiu a comissão parlamentar que discutiu a anistia aos opositores presos ou exilados do regime.
E)o então governador de São Paulo, Mário Covas, promoveu a primeira manifestação de massas da campanha: um comício na Praça da Sé em São Paulo, que reuniu cerca de 400 mil pessoas, em 25 de janeiro de 1984. A praça ficou repleta de bandeiras e camisetas amarelas, cor escolhida para simbolizar a reivindicação.
-
Em março de 1983, o Deputado Dante de Oliveira (PMDB do Mato Grosso), eleitos em 1982, apresentou a proposta de Emenda à Constituição de 1967, a que estava vigente no Brasil. Se aprovada, essa alteração provocaria o fim do Colégio Eleitoral, um dos órgãos de controle dos processos políticos utilizada pelo Regime Militar e que era responsável por escolher o Presidente da República. Isso porque, essa Proposta de Emenda à Constituição Brasileira (PEC º05/1983) determinava o restabelecimento das eleições diretas para a Presidência da República para eleger, já em 1985, o sucessor do então Presidente general João Figueiredo. A PEC ficou conhecida como EMENDA DANTE DE OLIVEIRA ou EMENDAS DAS DIRETAS JÁ!
Na véspera da votação da Emenda Dante de Oliveira, Figueiredo decretou Estado de Emergência em Brasília e forças militares cercaram o Congresso Nacional.
Antes da votação, um blecaute no Distrito Federal e em alguns municípios limítrofes durou duas horas. Os manifestantes das caravanas de diversos estados, que estavam em Brasília para acompanhar a votação, foram violentamente reprimidos pela polícia.
A PEC Dante de Oliveira obteve 22 votos a menos do que o mínimo necessário para ser aprovada.
Resposta alternativa B
-
A alternativa A) fala em Projeto de Lei, sendo que na verdade era uma PEC (processo de emenda constitucional).
-
apoiava o projeto de lei proposto pelo senador Dante de Oliveira em 1983, o qual almejava a realização de eleições diretas para presidente da República.
O projeto foi consequência do movimento