-
não são ortogonais: os métodos oblimax e ortomax
-
Método Varimax: é um método de rotação ortogonal e pretende que, para cada componente principal, existam apenas alguns pesos significativos e todos os outros sejam próximos de zero, isto é, o objetivo é maximizar a variação entre os pesos de cada componente principal, daí o nome Varimax;
Afirmativa errada.
-
Gabarito: Errado
Método Varimáx é um método de rotação ortogonal (suas variáveis são independentes) que se faz em torno da origem, o efeito final é rotacionar a matriz de pesos (matriz V) e redistribuir a variância, da primeiras componentes principais para as últimas com o obejtivo de obter novos fatores com um padrão mais simples e teoricamente mais significativo. Essa transformação acentua os pesos mais altos e amortiza os menores, a lógica é que a interpretação se torna mais fácil quando as correlações PC-variável sao próximas de mais ou menos um, indicando uma clara associação positiva ou negativa entre a variável e a PC, ou quando as correlações são próximas de zro, apontando uma ausência de associação.
-
Um dos métodos de rotação ortogonal é o método Varimax. Este método de rotação ortogonal é bastante utilizado entre os métodos ortogonais, ele procura minimizar o número de variáveis que apresentam altas cargas em cada fator.
Logo, há dois erros na questão: o primeiro é afirmar que a rotação varimax não é ortogonal (o correto seria afirmar que o método Varimax é um método ortogonal) e o segundo erro é afirmar que tem como objetivo maximizar a variância das cargas fatoriais (o correto seria afirmar que o objetivo dele é maximizar a variação entre os pesos de cada componente principal).
Resposta: E