SóProvas


ID
1194529
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

        A fissuração em elementos estruturais de concreto armado é inevitável, devido à grande variabilidade e à baixa resistência do concreto à tração; mesmo sob as ações de serviço (utilização), valores críticos de tensões de tração são atingidos. Visando obter bom desempenho relacionado à proteção das armaduras quanto à corrosão e à aceitabilidade sensorial dos usuários, busca-se controlar a abertura dessas fissuras.
        De maneira geral, a presença de fissuras com aberturas que respeitem os limites definidos na NBR 6.118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento, em estruturas bem projetadas, construídas e submetidas às cargas previstas na normalização, não denota perda de durabilidade ou perda de segurança quanto aos estados limites últimos.
        As fissuras podem ainda ocorrer por outras causas, como retração plástica térmica ou reações químicas internas do concreto nas primeiras idades, devendo ser evitadas ou imitadas por cuidados tecnológicos, especialmente na definição do traço e na cura do concreto.

                                        NBR 6.118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento (com adaptações).

Acerca da verificação das aberturas de fissuras em uma peça de concreto armado, a NBR 6.118

Alternativas
Comentários
  • CAA I ELS-W wk ≤ 0,4 mm Concreto armado CAA II e CAA III ELS-W wk ≤ 0,3 mm CAA IV ELS-W wk ≤ 0,2 mm

  • NBR 6118-2014 Tabela 13.4 Exigências de durabilidade relacionadas à fi ssuração e à proteção da armadura, em função das classes de agressividade ambiental.

    Concreto simples: não há exigências

    Concreto armado:

    CAA I ELS-W wk ≤ 0,4 mm

    CAA II e CAA III ELS-W wk ≤ 0,3 mm

    CAA IV ELS-W wk ≤ 0,2 mm

  • A combinação de ações utilizada para a verificação de fissuras é a frequente e não a quase-permanente citada na letra c.