SóProvas


ID
1194574
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

         A NBR 11578 - Cimento Portland Composto fixa as condições exigíveis no recebimento dos cimentos portland compostos (CP II-E, CP II-Z e CP II-F) de classes 25, 32 e 40 e define cimento portland composto como o aglomerante hidráulico obtido pela moagem de clínquer portland ao qual se adiciona, durante a operação, a quantidade necessária de uma ou mais formas de sulfato de cálcio. Durante a moagem, é permitido adicionar a essa mistura materiais pozolânicos, escórias granuladas de alto-forno e(ou) materiais carbonáticos, nos teores especificados na norma.


Considere que um lote de 300 sacos de cimento está sendo entregue em uma determinada obra. De acordo com as prescrições normativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 11578 - Item 7.5

    Sacos que apresentem variação superior a 2%, para mais ou para menos, dos 50 kg líquidos, devem ser rejeitados. Se a massa média dos sacos, em qualquer lote, obtida pela pesagem de 30 unidades tomadas ao acaso, for menor que 50 kg, todo o lote deve ser rejeitado.

  • NBR 11578 - Cimento Portland composto

     

    Aceitação e rejeição


    7.1 O lote é automaticamente aceito sempre que os resultados dos ensaios atenderem às exigências desta Norma.


    7.2 Quando os resultados não atenderem às condições específicas constantes desta Norma, o impasse deve ser resolvido por meio da utilização do exemplar reservado para a repetição dos ensaios, que devem ser efetuados em laboratório escolhido por consenso entre as partes.


    7.3 Independentemente das exigências anteriores, não devem ser aceitos os cimentos entregues em sacos rasgados, molhados ou avariados durante o transporte. Do mesmo modo, não devem ser aceitos cimentos transportados a granel ou contêiner, quando houver sinais evidentes de contaminação.


    7.4 O cimento armazenado a granel ou contêiner por mais de seis meses, ou armazenado em sacos por mais de três meses, deve ser reensaiado, podendo ser rejeitado se não satisfizer a qualquer exigência desta Norma.

     


    7.5 Sacos que apresentem variação superior a 2%, para mais ou para menos, dos 50 kg líquidos, devem ser rejeitados.

     

    Se a massa média dos sacos, em qualquer lote, obtida pela pesagem de 30 unidades tomadas ao acaso, for menor que 50 kg, todo o lote deve ser rejeitado.