Em 1.º de novembro de 2007, o Senhor Ministro da  Educação protocolou, no Conselho Nacional de Educação, o  Ofício GM/MEC n.º 203/2007, encaminhando, para  apreciação da Câmara de Educação Básica, proposta de  instituição de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível  Médio, nos seguintes termos: 
        A partir dos dados constantes do Cadastro Nacional  dos Cursos Técnicos (CNCT), verificou-se uma quantidade  excessiva de nomenclaturas, aproximadamente 2.700  denominações distintas para os 7.940 cursos técnicos de  nível médio em oferta em 2005, de acordo com o Censo  Escolar MEC/INEP. Tal cenário revela uma dispersão de  títulos, além de dificuldade na orientação  e na informação  aos usuários e à sociedade, bem como para a formulação de  políticas, planejamento e avaliação dessa modalidade de  educação profissional. Além disso, observou-se, numa  mesma área, uma multiplicação de títulos que não se  justificam como cursos técnicos, e sim como especializações  ou qualificações intermediárias. 
        Entendemos que a presença do técnico de nível  médio torna-se cada vez mais necessária e relevante no  mundo do trabalho, sobretudo em função do crescente  aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de  organização da produção. Desse modo, o Catálogo objetiva,  ainda, induzir a oferta de cursos técnicos de nível médio em  áreas insuficientemente atendidas. 
                                                MEC. Parecer 11/2008. Internet: 
 
A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, como etapa da consolidação da educação básica, poderá ocorrer de diferentes formas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.