SóProvas


ID
1194754
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

        Em 1.º de novembro de 2007, o Senhor Ministro da Educação protocolou, no Conselho Nacional de Educação, o Ofício GM/MEC n.º 203/2007, encaminhando, para apreciação da Câmara de Educação Básica, proposta de instituição de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, nos seguintes termos:
        A partir dos dados constantes do Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT), verificou-se uma quantidade excessiva de nomenclaturas, aproximadamente 2.700 denominações distintas para os 7.940 cursos técnicos de nível médio em oferta em 2005, de acordo com o Censo Escolar MEC/INEP. Tal cenário revela uma dispersão de títulos, além de dificuldade na orientação e na informação aos usuários e à sociedade, bem como para a formulação de políticas, planejamento e avaliação dessa modalidade de educação profissional. Além disso, observou-se, numa mesma área, uma multiplicação de títulos que não se justificam como cursos técnicos, e sim como especializações ou qualificações intermediárias.
        Entendemos que a presença do técnico de nível médio torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em função do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção. Desse modo, o Catálogo objetiva, ainda, induzir a oferta de cursos técnicos de nível médio em áreas insuficientemente atendidas.

                                                MEC. Parecer 11/2008. Internet: (com adaptações).


A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, como etapa da consolidação da educação básica, poderá ocorrer de diferentes formas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Forma Integrada:Somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental,sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio,na mesma instituição de ensino,efetuando-se matricula única para cada aluno;

    Forma Concomitante:Oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando,efetuando-se matriculas distintas para cada curso.

    Forma Subsequente:Em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

  • A forma integrada é aquela que conta com matrícula única para cada aluno nos dois cursos.


  • Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada  e subsequente ao Ensino Médio:
     I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas: a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclue a última etapa da Educação Básica; 
    b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino; 
    c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado;
     II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

  • a) A forma concomitante é aquela na qual o ensino profissional é oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino médio. ( OFERECIDA E QUEM INGRESSE OU JÁ ESTEJA CURSANDO )

    b) Subsequente é a forma na qual a complementaridade entre a educação profissional e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso. ( SUBSEQUENTE SÃO CURSOS DESTINADOS À QUEM JÁ TENHA CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO )

    c) A forma interligada pode ocorrer quando o aluno está matriculado nos dois cursos na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino distintas. ( a forma interligada não existe )

     d) A forma integrada é aquela que conta com matrícula única para cada aluno nos dois cursos. ( OFERECIDA SOMENTE A QUEM JÁ TENHA CONCLUIDO ENS. FUNDAMENTAL , SENDO O CURSO PLANEJADO A CUNDUZIR O ALUNO À HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCINICA DE ENSINO MÉDIO, NA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, EFETUANDO-SE MATRÍCULA ÚNICA PARA CADA ALUNO. ) Parabéns! Você acertou!

    e) Como forma complementar, entende-se aquela na qual os alunos dos cursos de educação de jovens e adultos complementam sua formação em cursos profissionalizantes. ( art.37 Lei 9394 - O poder público vibilizará o acesso e a permanencia do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. OU SEJA, COMPLEMENTAR NÃO É UMA FORMA DE ARTICULAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA E SIM PARA ESTÍMULO AO JOVEM A PERMANÊNCIA NO TRABALHO E NO ESTUDO. )