SóProvas


ID
1195402
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de cabeamento estruturado é uma forma organizada e planejada de realizar a conexão de vários computadores em um ambiente de grande porte, em que vários pontos de rede são distribuídos e, no fim, direcionados para uma sala central, onde ficam localizados os equipamentos de rede. No armário de telecomunicações, o equipamento intermediário entre os pontos de comunicação e os switches de rede é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Patch Panels são painéis de conexão utilizados para a manobra de interligação entre os pontos da rede e os equipamentos concentradores da rede. É constituído, de um painel frontal onde estão localizados os conectores RJ-45 fêmea e de uma parte traseira onde estão localizados os conectores que são do tipo "110 IDC". Os cabos de par trançado que chegam dos pontos da rede são conectorizados nesses conectores e, nos conectores RJ-45 fêmea são ligados os cabos pré- conectorizados com conectores RJ-45 macho (patch cables). Os cabos denominados patch cables fazem a ligação entre o concentrador e o painel (Patch Panel).
    O Patch Panel tem a função de uma interface flexível, ou seja, através dele é possível alterar-se o lay out lógico dos pontos da rede. Além disso, os patch panels, juntamente com as tomadas providas de conectores RJ-45 fêmea, proporcionam à rede uma grande flexibilidade em termos de deslocamento de pontos e eventuais extensões da localização de pontos de rede. Por exemplo, através dos patch panels e tomadas é possível conectar-se os cabos pré-conectorizados aos equipamentos com o comprimento necessário, isto desde que o comprimento total do lance esteja dentro do permitido pela norma EIA/TIA. Portanto, verificamos que as tomadas e os patch panels são acessórios importantíssimos de um cabeamento estruturado.

  • Gabarito E

    Os pacth panels são utilizados para organizar os cabos, e possibilitam uma fácil identificação dos pontos de rede no rack. Eles são utilizados para fazer a conexão entre o cabeamento que sai do rack e chegam às tomadas (cabeamento horizontal) ou em outro patch panel interligando outro rack (cabeamento vertical). Isso permite que a mudança de um determinado usuário seja feita fisicamente no  Rack sem a necessidade de alterar o cabeamento horizontal.

    Os patch panels são dimensionados pelo número de portas de 24, 48 e 96 portas RJ45. A quantidade de patch panels assim como o número de portas depende do número de pontos de rede. Você irá ligar todos os cabos na parte traseira do patch panel. Na parte da frente você vai ligar cada porta, utilizando patch cords (cordões de manobra), as portas do switch, roteadores, dessa forma ativando os pontos que você deseja utilizar.

    Uma questão muito importante é você identificar os cabos para não haver problemas do tipo “E agora? Qual porta do patch panel corresponde a esse ponto que desejo ativar/desativar?”. Isso ajuda a prevenir queima de portas do switch, pois você vai “manobrar” apenas os cabos no patch panel. A parte traseira do patch panel corresponde a uma porta da parte da frente do painel.

    Sempre que possível recomendamos a utilização do patch panel, pois algumas pessoas utilizam conectores RJ 45 macho nas extremidades de seus cabos. Isto pode resultar em uma grande confusão e bagunça quando você tentar mudar alguma coisa no futuro, ou precisar de uma manutenção, uma vez em que os cabos ficarão soltos ou pendurados, seus equipamentos terão uma maior probabilidade de serem danificados do que em uma rede corretamente estruturada.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !