SóProvas


ID
1196287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há aproximadamente dez meses, enquanto fazia compras em um supermercado, Letícia, de trinta e dois anos de idade, foi surpreendida pelo anúncio de um assalto. O assaltante, portando arma de fogo, fez todos os clientes reféns e ameaçou explodir uma bomba à primeira reação das vítimas. Letícia foi escolhida para auxiliar na vistoria dos caixas e cofres do supermercado e, com a arma do assaltante apontada para sua cabeça, foi obrigada a retirar todo o faturamento dos caixas e a quantia existente no cofre do estabelecimento. Durante os trinta minutos de duração do assalto, Letícia foi ameaçada e agredida a cada vez que não conseguia agir ou quando demonstrava agitação e nervosismo.

Considerando essa situação hipotética, a classificação internacional de doenças (CID – 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – (DSM – IV), julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.


Considere que, passados seis meses do assalto, Letícia apresente alucinações e delírios associados à elevação leve e persistente do humor. Nessa situação, caracteriza-se quadro de hipomania, decorrente do evento ansiogênico.

Alternativas
Comentários
  •  Errado. A paciente demonstra características de TEPT: ''...é possível que o paciente tenha flashbacks ou alucinações com as imagens do evento traumático. As situações que lembram o evento causam intenso sofrimento e são evitadas.''


    fonte: psicosite.com.br

  • Para complementar : "a hipomania é uma forma menos grave de mania. Pessoas em estado hipomaníaco sentem-se eufóricas, dinâmicas e produtivas, mas são capazes de tocar adiante sua vida cotidiana e nunca perder o contato com a realidade. "

  • HIPOMANIA: Transtorno caracterizado pela presença de uma elevação ligeira mas persistente do humor, da energia e da atividade, associada em geral a um sentimento intenso de bem-estar e de eficácia física e psíquica. Existe freqüentemente um aumento da sociabilidade, do desejo de falar, da familiaridade e da energia sexual, e uma redução da necessidade de sono; estes sintomas não são, entretanto, tão graves de modo a entravar o funcionamento profissional ou levar a uma rejeição social. A euforia e a sociabilidade são por vezes substituídas por irritabilidade, atitude pretensiosa ou comportamento grosseiro. As perturbações do humor e do comportamento não são acompanhadas de alucinações ou de idéias delirantes. CID F30.0

  • Caracteriza-se o quadro de TEPT que é uma perturbação mental que se pode desenvolver em resposta à exposição a um evento traumático.

     

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Como já se passou seis meses do evento, é considerado o diagnóstico de TEPT tardio.