SóProvas


ID
1196590
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que um renomado economista exerça dois tipos de atividade: analisar a conjuntura econômica e calcular contas básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão. Além desse renomado economista, suponha que um balconista também possa exercer os dois tipos de atividade. O economista é mais produtivo nas duas atividades, mas apresenta maior custo de oportunidade para realizar contas básicas. Por sua vez, o balconista apresenta menor custo de oportunidade no cálculo das contas básicas.
Com base nessas informações, a(s) atividade(s) a ser (em) executada(s) pelo economista é (são)

Alternativas
Comentários
  • A teoria das vantagens comparativas (em comércio internacional) diz que cada um deve se especializar apenas naquilo em que tem vantagens comparativas.

     

    (a) Correto. Se o economista apresenta maior custo de oportunidade ao deixar de fazer nas análises econômicas, significa que ele tem maiores vantagens comparativas.

     

    (b) Errado. As vantagens absolutas, ainda que existam não irão determinar quem deve fazer o que.

     

    (c) Errado. É impossivel ter maior vantagem comparativa em tudo.

     

    (d) Errado. A vantagem comparativa é menor.

     

    (e) Errado. Há vantagen em trabalhar com cenários, valendo a pena ao patrão pagar salários maiores pela produtividade maior.

     

    Gabarito letra (a)

  • Como a questão trata do custo de oportunidade da profissão de balconista e do economista, precisamos definir, primeiramente, o conceito: custo de oportunidade: é o valor econômico da melhor alternativa sacrificada ao se optar pela produção de um determinado bem ou serviço, também pode ser chamado de custo alternativo ou, ainda, custo implícito (pois não implica dispêndio monetário). Fonte: ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.

    Passamos a análise das alternativas.

    A) Correto. Na perspectiva da vantagem comparativa, onde a prestação de serviço acontece quando o custo de oportunidade da prestação de um serviço em relação aos demais, o economista realizará a análise da conjuntura econômica, visto que o custo de oportunidade desta atividade é menor para ele do que para o balconista.

    B) Errado. Se fossemos considerar a vantagem absoluta, o economista prestaria os dois serviços, contas básicas e análise da conjuntura econômica, devido à ser mais eficiente, prestar o serviço utilizando menos insumos, do que o balconista.

    C) Errado. Vide resposta da letra “A".

    D) Errado. O Economista prestará o serviço com menor custo de oportunidade, não maior, assim, o serviço a ser prestado é o de análise da conjuntura econômico.

    E) Errado. Se o salário for menor que o custo de oportunidade, o balconista se deslocará para outra atividade com melhores oportunidades.

    Gabarito: Letra “A".