-
Não concordo com a resposta (C), pois a especificação de requisitos é o auge da Engenharia de Requisitos e serve para formalizar e documentar os requisitos capturados nas etapas anteriores.
Segundo Pressman, as fases seriam: concepção, levantamento, elaboração, negociação, ESPECIFICAÇÃO, validação e verificação, e gestão.
A descrição informal, como descrita no enunciado, seria na fase de elaboração.
-
também concordo, por mim a questão é incorreta, a engenharia de software recomenda a descrição formalizada do requisito para facilitar a sua análise
-
Descrição informal, pode se referir a respeito de requisitos não funcionais.
-
a questão está correta. Requisitos não funcionais sao exemplos
-
Pessoal,
a questão está corretíssima! Tudo que foi falado na questão é requisito e a descrição pode ser formal ou informal.
Quanto a interpretação de requisito funcional e não funcional esta questão nem toca nesse assunto, mas vamos lá:
Os requisitos funcionais descrevem os serviços que os sistema deve oferecer e como reagir a certas situações (o que o sistema deve fazer!. Ex: ler código de barras, identificar produto, etc). Geralmente os requisitos funcionais são abstratos.
Os requisitos não funcionais são RESTRIÇÕES sobre os serviços ou funções do sistema. Aplicam-se ao sistema como um TODO. (Requisitos de produto, organizacionais ou externos)
Pessoal, finalizo com uma dica: se concentrem na questão, ela pedia apenas se o que o sistema vai fazer é requisito? Pronto, não pediu nada de req funcional ou não funcional. A CESPE faz isso mesmo bota um questão pro candidato filosofar sobre ela...ai ja era!
Abraços
-
Tenho uma professora que diz "Se você curtir a questão, erra!"
Em tempo: ela dizia isso muito tempo antes do facebook vingar aqui no brasil.
-
Gabarito Certo
A análise e especificação de requisitos de software envolve as atividades de determinar os objetivos de um software e as restrições associadas a ele. Ela deve também estabelecer o relacionamento entre estes objetivos e restrições e a especificação precisa do software.
A análise e especificação dos requisitos de software deve ser vista como uma sub-atividade da análise de sistemas. Normalmente ela é iniciada juntamente com a análise do sistema, podendo se estender após a elaboração do documento de especificação do sistema e do planejamento do desenvolvimento, quando serão refinados os requisitos do software.
Análise e especificação são atividades inter-dependentes e devem ser realizadas conjuntamente. A análise é o processo de observação e levantamento dos elementos do domínio no qual o sistema será introduzido. Deve-se identificar as pessoas, atividades, informações do domínio para que se possa decidir o que deverá ser informatizado ou não. Pessoas e as atividades que não serão informatizadas deverão ser consideradas entidades externas ao software.
A especificação é a descrição sistemática e abstrata do que o software deve fazer, a partir daquilo que foi analisado. Ela apresenta a solução de como os problemas levantados na análise serão resolvidos pelo software do sistema computacional. Visa descrever de maneira sistemática quais as propriedades funcionais são necessárias para resolver o problema do domínio. A especificação é também a forma de comunicação sistemática entre analistas e projetistas do software.
O objetivo da definição dos requisitos é especificar o que o sistema deverá fazer e determinar os critérios de validação que serão utilizados para que se possa avaliar se o sistema cumpre o que foi definido.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Assertiva correta, isto mesmo, no processo de levantamento de requisitos são levantadas as regras de negócios da empresa, como todo o processo ou fluxo de trabalho desta, quanto mais completa esta análise, menores são as possibilidades de erros na execução do processo assistida pelo sistema.
Resposta: Certo