SóProvas


ID
1203829
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Controle Externo

Em relação às competências definidas na Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, considere as assertivas abaixo.

I. Julgar os atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, excluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

II. Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de nomeação para cargos de provimento em comissão.

III. Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de concessão de aposentadoria, reformas e pensões, excetuadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Igualmente ao que se vê na CF sobre o TCU. 

  • Art 1, V - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público Estadual, excetuadas as nomeações para cargos de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório; 

    I - Errada, pois ele não julga, apenas aprecia para fins de registro. 

    II - Errada, pois não envolve nomeações para comissão. 

    III - Certa. 

  • Gabarito: Letra "e"

     

    A única assertiva correta é a III. A questão trabalhou com o inciso III, do Artigo 71, da CF que versa da seguinte forma: "apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório."

     

    Assertiva I - Está incorreta pois o tribunal não julga, ele aprecia para fins de registro. Além do fato de que as fundações instituídas e mantidas pelo poder público estarem incluídas em sua apreciação.

     

    Assertiva II - Está incorreta pois os atos de nomeação para cargos de provimento em comissão estão excetuados da apreciação do Contas do Estado do Ceará.