SóProvas


ID
1203979
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Em um projeto foi encontrada a seguinte especificação:

Produto que aumenta o índice de consistência do concreto mantida a quantidade de água de amassamento, ou que possibilita a redução de, no mínimo, 6% da quantidade de água de amassamento para produzir um concreto com determinada consistência.

A descrição acima trata de

Alternativas
Comentários
  • NBR 11768 - 1992 - aditivos para concreto de cimento portland

    Item 3.2 Aditivo plastificante (tipo P)

  • Incorporadores de ar: São materiais que em pequenas dosagens, misturados na betoneira, incorporam minúsculas bolhas de ar esféricas, uniformemente distribuídas entre os partículas de agregados e aglomerantes, aumentando a trabalhabilidade e permitindo a redução da água de amassamento de até 10 %. A especificação que atende essa regra é a EB-1763 ( Tipo IAR ).

    Os aditivos plastificantes são também conhecidos com redutores de água. Desta forma é empregado para reduzir a quantidade de água de amassamento - em torno de 5 e 10%. A finalidade é reduzir o fator água/cimento, mantendo a trabalhabilidade desejada, ou até mesmo aumentar a trabalhabilidade com um mesmo fator água/cimento.

    Aditivos: Tipo R – Retardantes.

    Misturando-se certa quantidade de água ao cimento obtém-se a pasta, mistura que começa a perder a plasticidade com o tempo, até endurecer completamente. O tempo que decorre entre a adição de água até o início das reações com os componentes do cimento é chamado tempo de início de pega. O início dessas reações é caracterizado pelo aumento brusco da viscosidade e pela elevação da temperatura. Quando a pasta passa a ser indeformável para pequenas cargas e se torna um bloco monolítico (rígido), atinge-se o fim da pega (SEGRE, 1999).