-
Ferida contusa: é aquela feita por agente vulnerante físico-mecânico contundente, com bordas, paredes e fundos sujos e irregulares, rasga a pele, como uma paulada, uma pedrada, tijolada, um soco, por exemplo – imagem abaixo: ferida contusa causada por tijolada, tijolo ensanguentado.
- Instrumentos típicos: Piso, Parede, Mão, Pé, Veículo, Pedra, Pau
- Gravidade da lesão (generalização)
Leves
Rubefação
Edema traumático
Equimose
Escoriação
Bossa
Média
Ferida contusa
Entorse
Luxação
Intensa
Fratura
Rotura visceral
Esmagamento
Avulsão
-
I - ERRADO - irregularidade das bordas da ferida contusa é justificada pela ação brusca da superfície do meio ou instrumento causador da agressão. A ferida da pele é irregular, desigual, anfratuosa, serrilhada ou franjada. As escoriações em torno do ferimento ou nas bordas da própria ferida são justificadas pelo mecanismo de contusão por ação oblíqua ou perpendicular ao plano cutâneo. E as equimoses das bordas da lesão são de pouca monta em virtude do extravasamento do sangue, que sai para o exterior pelo próprio ferimento.
II - ERRADO - As feridas contusas são menos sangrantes que as cortantes, pois a compressão exercida pelo meio ou instrumento esmaga a luz dos vasos lesados, levando, por assim dizer, a uma hemostasia traumática.
III - CERTO - O fundo da ferida é sempre irregular pela ação mais evidente dos planos superficiais e seu irregular mecanismo de agressão.
As vertentes são irregulares, pois o meio traumático, atingindo de maneira disforme e não alcançando ele próprio a profundidade, torna essas margens irregulares.
Fonte: FRANÇA
Gabarito: Letra C
-
Complementando os colegas:
Lesões em que a profundidade predomina sobre o comprimento é uma característica de feridas perfurantes!