SóProvas


ID
1205089
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Toda chave estrangeira que não é uma chave primária ou não faz parte de uma chave primária composta representa um relacionamento

Alternativas
Comentários
  • Podemos eliminar as alternativas C, D e E pois são muito restritivas. A alternativa B não pode ser verdade pois um relacionamento M:N é representado no modelo relacional por dois relacionamentos 1:N. Desta forma, a resposta correta é a alternativa A.

     

  • Para responder essa questão devemos saber as duas regras:

     

    Regra 1: Chave primária composta por mais de uma chave estrangeira - A tabela que possui uma chave composta de múltiplas chaves estrangeiras implementa um relacionamento n:n entre as entidades correspondentes às tabelas referenciadas pelas chaves estrangeiras. Um exemplo de tabela deste tipo é Curric, que tem como chave primária CodCr e CodDisc. Ambas as colunas são chaves estrangeira tabela Curric representa um relacionamento entre as entidades correspondentes às tabelas CodCr e CodDisc. No exemplo, a única tabela deste é a tabela Curric.

     

    Regra 2: A chave primária completa forma uma chave estrangeira - Quando toda chave primária (todas as suas colunas) compõe uma única chave estrangeira, a tabela representa uma entidade que forma uma especialização da entidade correspondente à tabela referenciada pela chave estrangeira. Um exemplo de tabela deste tipo é a tabela Laboratorio, que possui como chave primária as colunas CodPr e CodSl, as quais são chave estrangeira da tabela de salas. A restrição de integridade referencial em questão especifica que uma linha na tabela de laboratórios somente existe quando uma linha com a mesma chave existir na tabelas de salas, No modelo ER, isso significa que uma ocorrência corresponde da entidade existir, ou seja, significa que a entidade laboratório é uma especialização de sala. No exemplo a única tabela deste tipo é a tabela Laboratorio.

     

    Toda chave estrangeira que não se enquadra nas regras 1 e 2 apresentadas na seção anterior representa um relacionamento 1:n ou 1:1. Em outros termos, toda chave estrangeira que não corresponde a um relacionamento n:n (regra 1), nem a uma entidade especializada (Regra 2) representa um relacionamento 1:n ou 1:1.

  • Se liguem nesse link aqui, muito melhor de entender (a partir da pag 13):

    https://docente.ifrn.edu.br/nickersonferreira/disciplinas/programacao-com-acesso-a-banco-de-dados-3o-ano/aula-03-transformacao-do-mer-para-o-modelo-logico