A comunicação não verbal não é exata. Entretanto, os consultores ouvidos para esta matéria afirmam que alguns gestos geralmente possuem o mesmo significado. Confira alguns deles:
- Cruzar os braços durante um diálogo passa idéia de superioridade e de não-envolvimento;
- Importante mostrar feições condizentes com o que se está falando, ou seja, jamais contar uma boa notícia de cara amarrada;
- Estalar dedos ou ficar mexendo em objetos enquanto conversa denota falta de comprometimento;
- Apoiar o queixo ou o rosto com as mãos significa atenção;
- Cruzar as pernas pode representar desconfiança ou dúvida;
- Manter o corpo ereto demonstra segurança. Todavia, se a postura for exagerada, a segurança pode se transformar em arrogância.
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/comunicacao-nao-verbal-ressalta-a-importancia-de-gestos-olhares-e-postura-no-mundo-corporativo/5562/
Os membros de uma organização se comunicam por meio de três formas básicas: comunicação oral ou verbal, comunicação escrita e comunicação não oral ou não verbal.
A comunicação oral ou verbal é o principal meio de transmitir mensagens. Isso ocorre pelo simples fato de que essa forma possui como vantagens a rapidez e o retorno (feedback) instantâneo. A principal desvantagem da comunicação oral surge quando uma mensagem tiver de ser transmitida para várias pessoas. Quanto maior o número de receptores, maior a probabilidade de distorções potenciais. São exemplos dessa forma as palestras, os debates formais, as redes informais, etc.
A comunicação escrita é aquela comunicação tangível e verificável, pois geralmente mantem-se seu registro. A regra é que ao redigirmos uma comunicação escrita, sejamos obrigados a desenvolver nossas ideias com mais cuidado e ser mais explícito, tornando essa comunicação mais lógica e clara. Contudo, apesar dessa vantagem, sua consequência é a desvantagem de mais consumo de tempo. Outra desvantagem é a ausência de feedback. São exemplos dessa forma os memorandos, cartas, e-mails, transmissões de fax, jornais internos, etc.
A comunicação não oral ou não verbal, é de regra, acompanhante da mensagem verbal. Quando falamos, geralmente incluímos movimentos do corpo, entonação, dentre outros. Exemplos dessa forma de de comunicação são os gestos — como o de cruzar as pernas ou o de se sentar de maneira mais relaxada —, indicando sua posição de modo descontraído e casual.