SóProvas


ID
1206187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Diversos vírus de computadores são criados diariamente e muitos não são detectados por ferramentas de antivírus. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Para tentar prevenir uma infecção por vírus ou malware, algumas ferramentas de antivírus procedem à detecção por heurística, técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.
    Heurística é um método ou processo criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema.  Nesse caso alguns programas de antivírus no ato da instalação apresenta uma msg de permissão ao usuário que caso aceite,  o antivírus encaminhará automaticamente relatórios de anomalia ou maliciosos ao criador para que seja aperfeiçoada o programa. 

  •  CERTO 

    A detecção heurística permite ao antivírus identificar vírus que não constem do seu banco de dados, através da análise do comportamento de um arquivo ou programa. O banco de dados de proteção do seu antivírus é atualizado com novas “assinaturas” ou código de vírus toda vez que você se conecta a Internet. Porém, quando o antivírus “não conhece o vírus” (não possui sua “assinatura”) ele parte para a análise do comportamento do arquivo ou programa suspeito (verificação heurística) o que aumenta a geração de Falsos Positivos.

  • A palavra "heurística" quase me induziu ao erro, pois desconhecia. No entanto me salvei pelo trecho "comportamento anômalo ou malicioso de um software".

  • Análise baseada em heurística. A terceira camada para detectar vírus é a análise heurística, que observa como um software se comporta para identificar se ele é ou não malicioso. Isso permite que detecte um vírus não incluído no banco de dados de vírus interno.

    Disponível em: http://www.avg.com/pt-pt/avg-software-technology. Acessado em: 25 jul. 2014.

  • Há diversos tipos de programas antimalware que diferem entre si das seguintes formas:

    Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas7 é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns.
    http://cartilha.cert.br/mecanismos/

  • Verificação Heurística: quando o antivírus é solicitado a realizar uma verificação heurística, ele fará uma verificação de possíveis vírus e/ou malwares que ainda não são conhecidos ou reconhecidos como tal.

  • Questão comentada em http://youtu.be/KRmWS4-Oc1o?list=PL1HvnwYHZfPFA9ueW9Xhs_Qgwg4dIsTY9

  • Verificação Heurística: quando o antivírus é solicitado a realizar uma verificação heurística, ele fará uma verificação de possíveis vírus e/ou malwares que ainda não são conhecidos ou reconhecidos como tais. É uma técnica de detecção de vírus baseado no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

  • Contribuindo!

     Q257317  Imprimir    Prova: CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Suporte Técnico

    [img src="http://www.questoesdeconcursos.com.br/images/icon-texto.png" alt="Texto associado à questão" > Ver texto associado à questão

    As ferramentas de antivírus que realizam a verificação do tipo heurística detectam somente vírus já conhecidos, o que reduz a ocorrência de falsos positivos.

    •   G: Errado


  • Verificação Heurística: quando o antivírus é solicitado a realizar uma verificação heurística, ele fará uma verificação de possíveis virus e/ou malwares que ainda não são conhecidos ou reconhecidos como tais. É uma técnica de detecção de vírus baseado no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

  • Eureka!! Eureka!!! só lembrar assim!!!!

  • VEM DE EURECA, EXCLAMAÇÃO PROFERIDA POR ARQUIMEDES, SIGNIFICA ENCONTREI.

  • Prezados,

    Diferentemente da detecção por assinatura que usa um hash único para um código malicioso conhecido, o antivírus observa o comportamento do software que está sendo analisado, ele é executado em um emulador de código de forma que sua real execução , caso maliciosa, não afete de fato a memoria do sistema.

    O beneficio da análise heurística é que um vírus pode ser detectado antes de a empresa dona do antivírus atualizar sua base de assinaturas conhecidas, entretanto, a análise heurística consome mais recursos computacionais e não pode detectar 100% das situações maliciosas.

    Portanto, questão correta.
  • Nunca tinha visto isso. Chutei no certo por acreditar que o cespe não iria fazer confusão com significado de varredura. Enfim, foi sorte mesmo.

  • Gabarito: certo

    Mas quanto mais estudo informática, menos sei ... caramba !!! É tanta informação nova, detalhes, atalhos, nomes estranhos ... To ficando maluca. Mas deixar de estudar é que não dá. Força e foco....

    "Lutar sempre,

    Vencer às vezes,

    Desistir jamais."

  • Imagine que você está está desconfiado de que uma pessoa é um ladrão de carros(malware). Então:

    Se essa pessoa tiver ficha na polícia por furto/roubo de carros, certamente é um ladrão de carros. Isso é Detecção por Assinatura, pois, graças a um furto anterior, você deduziu e determinou que ele rouba carros;
    Se ela não tem ficha na polícia, mas existe um conhecido ladrão com o nome muito parecido e com o mesmo endereço e tipo físico, provavelmente eles são a mesma pessoa: Detecção Heurística. Suas características são tão parecidas que permitem determinar que ele é a mesma pessoa de quem você está desconfiado;Se não tem ficha na polícia nem nenhum indício que comprove que ele é um ladrão de carros, mas a pessoa comporta-se como tal, andando com chaves variadas, olhando seu carro com jeito estranho, sabe tudo de alarmes de carros e de como desativá-los: Detecção por Comportamento, por não termos assinatura (ficha) nem heurística (dados semelhantes), mas, devido seu comportamento, determinamos que ele é mesmo um ladrão de carros.Fonte: http://www.tutoriaisti.com.br/antivirus-como-eles-atuam/

  • Pode-se dizer que atualmente, o que mais preocupa as empresas de antivírus, é a identificação de vírus "desconhecidos", ou seja, vírus novos que ainda não são detectados e/ou que não possuem uma assinatura estudada para o mesmo. Diversos métodos surgiram para tentar conter a constante evolução dos vírus, e conceitos como emulação e heurística passaram a ser obrigatórios nos antivírus.

    Heurística
    "Heurística" vem da palavra grega "heuriskein", e significa "descobrir". A heurística é uma técnica utilizada para estudar o comportamento, a estrutura e as características de um arquivo, para defini-lo como suspeito ou não. Ela pode fazer com que o antivírus emita muitos falsos-positivos, mas é uma técnica que se mostrou bastante útil para evitar vírus desconhecidos.


    Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/tecnicas-deteccao-virus/191,1.html#ixzz46KaKl9cn

  • Senti falta do Fernando aqui rsrs

  • Excelente explicação, Geilson!!!

    Super complelta e objetiva.

    Grata!

  • Correto. A detecção por heurística busca identificar o comportamento não esperado (anômalo) ou malicioso de um software, como uma possível ameaça. Geralmente esta descoberta é enviada para a empresa do antivírus, que após análise, decide se inclui em sua base de assinaturas de vírus ou não.

  • QUESTÃO - Para tentar prevenir uma infecção por vírus ou malware, algumas ferramentas de antivírus procedem à detecção por heurística, técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

     

    Observação: Embora eu tenha acertado a questão, tenho uma crítica a fazer. Existe uma impropriedade inadimissível por parte do criador da questão, principalmente quando se trata de concurso público. A impropriedade se encontra no seguinte trecho: "Para tentar previnir uma infecção por vírus ou malware". Até onde sei vírus é espécie do gênero malware.

     

    Com relação ao conteúdo: O antivírus possui 3 formas de detecção de malware (Vírus, worms, trojans, etc) são elas:

     

         ~> Pelo conteúdo do arquivo: auto explicativo

     

         ~> Pelo formato do arquivo: Quando o antivírus compara a assinatura do vírus com o banco de dados do antivírus (Por isso é imprescindível manter o antivírus atualizado, mantendo, assim, o seu banco de dados atualizado) .

     

         ~> Pela heurística: É o que a questão diz. Nessa forma, o antivírus observa o comportamento do malware.

     

    GAB: CORRETO

     

  • show a explicaçao gleison.

  • Heurística é investigação com base em aproximação, ou seja com base em algum comportamento suspeito que já havia sido verificado, o software vai associar.

    Fonte: Meu cérebro :)

  • Certo

    Continua sendo cobrado pelo Cespe, caiu na PF 2018

    (PF-2018- ESCRIVÃO/ Q933064) 73 Os aplicativos de antivírus com escaneamento de segunda geração utilizam técnicas heurísticas para identificar códigos maliciosos. CERTO

  • Certo

    Diferentemente da detecção por assinatura que usa um hash único para um código malicioso conhecido, o antivírus observa o comportamento do software que está sendo analisado, ele é executado em um emulador de código de forma que sua real execução , caso maliciosa, não afete de fato a memoria do sistema.

    O beneficio da análise heurística é que um vírus pode ser detectado antes de a empresa dona do antivírus atualizar sua base de assinaturas conhecidas, entretanto, a análise heurística consome mais recursos computacionais e não pode detectar 100% das situações maliciosas. 

  • 1ª GERAÇÃO: Detecção por Assinatura - Código/ estrutura ou padrão.

    2ª GERAÇÃO: Detecção Heurística - Identificar vírus desconhecidos proativamente pelo processo de pontuação.

    3ª GERAÇÃO: Detecção por Comportamento/Atividade - Identifica o vírus por suas ações.

    4ª GERAÇÃO: Detecção por Proteção Completa - Pacote composto por uma série de técnicas utilizadas em conjunto.

  • Heurística lembrar de estatística.

    A técnica analisa o comportamento por meio de estatística.

  • A CESPE adora essa palavra: HEURISTICA

  • Essa questão caiu na Polícia Federal em 2018, o que reflete a importância das questões:

    Q933064 Os aplicativos de antivírus com escaneamento de segunda geração utilizam técnicas heurísticas para identificar códigos maliciosos. (C)

    Sensoriamento heurístico: útil para vírus desconhecidos, analisa o “comportamento” do programa, para identificá-lo como vírus. (Fonte: Victor Dalton)

    GAB C

  • Minha contribuição.

    Detecção baseada em Heurística => Técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Correto. Métodos de detectação:

    Assinatura => Banco de dados do vírus, funciona como os anticorpos do ser humano, ou seja, o antivírus já conhece aquele código de vírus.

    Heurística => Identifica que um arquivo está com vírus devido ao seu comportamento.

    Comportamento => Identifica uma atitude suspeita.

  • Minha contribuição.

    Gerações de softwares antivírus

    1° Geração (Detecção baseada em Assinatura) - A assinatura é geralmente um trecho único do código do vírus, estrutura ou padrão de bits.

    2° Geração (Detecção baseada em Heurística) - Técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

    3° Geração (Interceptação de Atividade) - Trata-se de uma tecnologia que identifica um vírus por suas ações, em vez de sua estrutura em um programa infectado. É diferente da heurística, visto que só funciona com programas em execução, enquanto a heurística analisa o próprio arquivo sem a necessidade de executá-lo.

    4° Geração (Proteção Completa) - São pacotes compostos por uma série de técnicas antivírus utilizadas em conjunto. Trata-se da geração da maioria dos antivírus atuais.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Geração de antivírus

    2º Geração

    Detecção baseada em Heurística

    A heurística é um conjunto de técnicas para identificar vírus desconhecidos de forma proativa (sem depender de assinatura)

    Analisa o comportamento de um trecho de código p/ descobrir padrões suspeitos em sua atividade maliciosa

    É uma estratégia eficaz pq a maioria dos códigos maliciosos da internet são cópias de outros códigos.

  • Correto. Nessa Técnica, o antuvírus observa o comportamento do malware.

  • e, algumas ferramentas de antivírus procedem...

    LINDA DEMAIS ESSA Q

  • Uma senhorazinha chamada HEURÍSTICA que fica de OLHO em arquivos estranhos, só passando o pano.

  • DETECÇÃO BASEADA EM HEURÍSTICA: DETECTA VÍRUS DESCONHECIDOS,

    BASEADO EM SEU COMPORTAMENTO

  • ANTIVÍRUS

    ➥ O antivírus é um programa informático que tem o propósito de detectar e eliminar vírus e outros programas prejudiciais antes ou depois de ingressar no sistema, ou seja, são dispositivos de segurança que podem evitar a contaminação e a propagação de vírus.

    Em outras palavras, o antivírus pode ser conceituado como um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.

    • São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário

    [...]

    Pra que ele foi desenvolvido?

    Foi desenvolvido especificamente para detectar e destruir ameaças como vírus, malware, ransomware, spyware e outros.

    [...]

    GERAÇÕES DO ANTIVÍRUS

    ↳ 1 Geração: Assinatura (um pequeno TRECHO DO CÓDIGO do vírus)

    ↳ 2 Geração: Heurística (COMPORTAMENTO DO VÍRUS)

    • Detecta novos vírus sem a assinatura ser conhecida;
    • Analisa o arquivo sem precisar o antivírus está executando.

    ↳ 3 Geração: Interceptação de Atividade (AÇÕES DO VÍRUS)

    • Só funciona com o antivírus em execução.

    ↳ 4 Geração: Proteção Completa

    • Várias técnicas utilizadas em conjunto;
    • Usado hoje em dia.

    [...]

    Curiosidades:

    ➥ Um programa antivírus, para operar, necessita de um banco de dados com informações técnicas do vírus, sua assinatura. Dessa forma, o programa antivírus procura, no banco de dados, a assinatura do vírus e, se o programa em execução contém aquela assinatura, é sinal de que o programa está infectado.

    • O antivírus pode tentar remover o vírus do programa, mas nem sempre é possível.
    • Apesar do antivírus não detectar tão fácil um ataque phishing e spyware, ele consegue detectar tranquilamente um rootkit.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} Os aplicativos de antivírus com escaneamento de segunda geração utilizam técnicas heurísticas para identificar códigos maliciosos. (CERTO)

    2} Os antivírus podem proteger computadores individualmente ou toda uma rede quando instalados em servidores da rede. (CERTO)

    3} O antivírus não protege o computador contra ataques de negação de serviço (DoS). (CERTO)

    4} A manutenção da atualização dos antivírus auxilia no combate às pragas virtuais, como os vírus, que são mutantes. (CERTO)

    5} Para tentar prevenir uma infecção por vírus ou malware, algumas ferramentas de antivírus procedem à detecção por heurística, técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software. (CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Instituto AOCP; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Gabarito: CERTO

    A questão disse “PARA TENTAR PREVENIR” utiliza-se a verificação Heurística que é quando o antivírus é solicitado a realizar uma verificação ele fará uma verificação de possíveis vírus e/ou malwares que ainda não são conhecidos ou reconhecidos como tais. É uma técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software que são identificados os arquivos que possivelmente possam ser um Malware. 

    Prof. Rani Passos

  • Diferentemente da detecção por assinatura que usa um hash único para um código malicioso conhecido, o antivírus observa o comportamento do software que está sendo analisado, ele é executado em um emulador de código de forma que sua real execução , caso maliciosa, não afete de fato a memoria do sistema.

    O beneficio da análise heurística é que um vírus pode ser detectado antes de a empresa dona do antivírus atualizar sua base de assinaturas conhecidas, entretanto, a análise heurística consome mais recursos computacionais e não pode detectar 100% das situações maliciosas.

  • 1o geração: detecção por assinatura do vírus, ou seja, o código do vírus ja é conhecido. Nessa geração analisa-se:

    • tamanho do arquivo
    • características do código
    • sequência de instruções binárias
    • esses antivírus analisam em sua base de dados se há uma vacina para essa assinatura de vírus

    Há uma demora para que novos vírus sejam reconhecidos e vacinados.

    2o geração: detecção por heurística:

    • utiliza várias técnicas para identificar, de maneira proativa, um vírus desconhecido;
    • realiza a análise sem executar o código;
    • verificação mais lenta que a por assinatura.

    Esse método identifica vários falsos positivos(parece ser malicioso, mas não é!)

    3o geração: detecção por interceptação de atividade:

    • procura eventos suspeitos;
    • identifica a ação do vírus;
    • monitora os programas em execução.

    4o geração: proteção completa!

    OUTRAS QUESTÕES DO CESPE SOBRE O ASSUNTO:

    (CESPE- Q311079) - Com o uso de tecnologia heurística, alguns antivírus são capazes de detectar um vírus ainda desconhecido, por meio de sua ação no sistema do usuário. CERTO!

    (CESPE - Q257317) - As ferramentas de antivírus que realizam a verificação do tipo heurística detectam somente vírus já conhecidos, o que reduz a ocorrência de falsos positivos. ERRADO!

    GAB.: CERTO

    Fonte: meus resumos + prof. Hachid + CESPE.

    Bons estudos! Em breve nós estaremos no CFP.

  • a técnica de heurística e de comportamento não seriam coisas diferentes ?

  • Gab.: C

    Gerações do Antivírus (segundo William Stallings)

    1ª Geração: scanners usando a assinatura do vírus para identificá-lo ou a mudança no tamanho dos programas.

    2ª Geração: utilizam regras de heurística (comportamento anormal) para encontrar infecções virais ou usando hash (resumo) de programas para encontrar mudanças. 

    3ª Geração: identificando vírus por suas ações. 

    4ª Geração: pacote com uma variedade de técnicas antivírus.

  • CERTO

    Segunda Geração: escaneadores heurísticos;

  • Heurística - Método investigativo e de pesquisa que se pauta na aproximação, através da quantificação, de um determinado objeto.

  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    Heurística é uma lógica de raciocínio baseada em histórico de informações e comportamentos, no caso dos malwares é a técnica em que os antivírus se baseiam nas ações típicas dos malwares para que ao olhar para uma arquivo ou programa e encontrarem tal comportamento, no mínimo, coloque o arquivo sob suspeita movendo para uma quarentena ou sandbox.

  • CERTO

    -> Percebam que Heurística (2 geração) é a queridinha do CESPE

    Gerações do Antivírus:

     1 GeraçãoAssinatura (Pequeno TRECHO DO CÓDIGO DO VÍRUS)

    2 GeraçãoHeurística (COMPORTAMENTO DO VÍRUS)

    • Detecta novos vírus sem a assinatura ser conhecida (vírus desconhecidos)
    • O antivírus NÃO precisa estar em execução

    3 GeraçãoInterceptação de Atividade (AÇÕES DO VÍRUS)

    • O antivírus PRECISA estar em execução

    4 Geração: Proteção Completa – várias técnicas em conjunto

    _______________________________________________________________________

    (CESPE) Os aplicativos de antivírus com escaneamento de segunda geração utilizam técnicas heurísticas para identificar códigos maliciosos. (CERTO)

    _______

    (CESPE) A heurística é um dos métodos de detecção das ferramentas antimalware — como antivírus, antirootkit e antispyware — que se baseiam nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui para identificá-lo. (CERTO)

    _______

    (CESPE) Para tentar prevenir uma infecção por vírus ou malware, algumas ferramentas de antivírus procedem à detecção por heurística, técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software. (CERTO)

    _______

    (CESPE) Com o uso de tecnologia heurística, alguns antivírus são capazes de detectar um vírus ainda desconhecido, por meio de sua ação no sistema do usuário. (CERTO)

    _______

    (CESPE) As ferramentas de antivírus que realizam a verificação do tipo heurística detectam somente vírus já conhecidos, o que reduz a ocorrência de falsos positivos. (ERRADO)

  • BIZÚ: ASSIM EU COMPRO

    1ª Ger. Assinatura

    2ª Ger. Heurística

    3ª Ger. Comportamento- interceptação

    4ª Ger. Proteção Total

     

    * 1-GERAÇÃO -lista de assinatura: identifica e faz uma lista dos vírus conhecidos para o antivírus reconhecer e agir.

    -Atualização da lista de assinatura, pega novos vírus recentes adicionados na lista (não desconhecidos)

    *não agem em vírus desconhecidos.

    *2 GERAÇÃO- HEURISTICA (embutido lista de assinatura + inteligência artificial) = analisa comportamento dos códigos através de inteligência artificial e permite a identificação de novos vírus desconhecidos.

    * 3- GERAÇÃO- INTERCEPTAÇÃO- Programa ativo. ( só funcionam com os programas em atividade)- armadilhas de atividade/interceptação de atividades

    *procura eventos suspeitos, identifica o vírus por suas ações.

    *4 GERAÇÃO -COMPLETA- faz uma análise completa/ proteção total.

    *casos de falso positivo e falsos negativos.