SóProvas


ID
120643
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder às questões de números 56 a 60,
considere algumas regras de utilização de computadores.

I. Seu nome de usuário e senha são pessoais e intransferíveis
e dão acesso aos computadores da rede
local, bem como, aos seus arquivos pessoais,
sendo de sua inteira responsabilidade o mau uso
desses recursos.

II. O limite de espaço do servidor para seus arquivos
e/ou e-mails será, no máximo, de 1 GB.

III. O acesso às salas de bate-papo é permitido somente
em horários pré-estabelecidos e disponibili zados
pela área de segurança da rede.

IV. Por questões de segurança, não é permitido o
acesso às configurações do programa de antivírus
instalado nos computadores.

V. Por questões de padronização e de compatibilidade
com o parque de impressoras instaladas, todos os
documentos produzidos pelo Microsoft Word deverão
ser configurados para utilizar o tamanho de
papel A4.

A restrição contida no item IV previne o ataque de vírus, tal como aquele que traz em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem que o usuário saiba. Esse vírus é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • * a) vírus de boot.A contaminação se dá, quando o usuário inicia o computador pelo disquete contaminado, desta forma ele infecta o PC, deste momento em diante, todo disquete que for colocado no PC é contaminado, e vai infectar outro PC saudável que ele for inserido em seguida. * b) spyware ou programa espião.Spywares são softwares que coletam informações comercialmente úteis, tais como hábitos de navegação, endereços de e-mail e softwares instalados no sistema.Pode ser considerado spyware ainda o software que é usado pelos pais para monitorar o filho, a empresa que monitora o empregado, etc. Se a informação roubada tem claros objetivos financeiros -- cartões de crédito, senhas de banco, códigos seriais de programas instalados -- o programa deixa de ser um spyware para ser um trojan. * c) spam.- e-mails disseminados indiscriminadamente com objetivo comercial * d) worm ou verme.Worm - subclasse de vírus. Um worm normalmente espalha-se sem interação por parte do utilizador e distribui cópias completas (possivelmente modificadas) de si próprio através das redes. Um worm pode consumir memória ou largura de banda, o que pode fazer com que um computador fique bloqueado.Como os worms não precisam de se propagar através de um programa “hospedeiro”, podem infiltrar-se no sistema do utilizador e permitir que outra pessoa possa assumir o controle do seu computador à distância. Exemplos recentes de worms incluem o worm Sasser e o worm Blaster. * e) trojan ou cavalo de troia.Trojan é qualquer praga incapaz de se espalhar sozinha. Sites maliciosos ou comprometidos que infectam o sistema por meio de brechas de segurança instalam “cavalos de tróia” na máquina. Os “backdoors” são programas maliciosos que dão ao seu criador o controle total do computador infectado. Geralmente são disseminados em conjunto com ferramentas úteis. São subespécies de trojans
  • Esse vírus é conhecido por: d) trojan ou cavalo de tróia.
    Item errado, pois todos os itens acimas + o vírus são espécies de malware! Então nos matamos de estudar, aprender que vírus é uma coisa e malware é outra, ao contrário do pensamento popular, e no dia da prova a banca resolve dizer que é TUDO VÍRUS!!!  
    São coisas como essa que desestimulam a estudar, bancas incompetentes e falta de seriedade!!!
  • Letra E. Os vírus de boot se instalam no setor de boot do disco, e são carregados quando a unidade é iniciada. Uma variação do vírus de boot são os vírus de pendrive, que substituem o arquivo AUTORUN.INF por uma versão maliciosa. Os spywares espionam o usuário, e podem enviar o resultado para um desconhecido, sem que o usuário saiba, entretanto, ele não tem um código à parte, sendo completo em si mesmo, diferenciando-se assim de outras categorias como o trojan. O spam é uma técnica adotada pelos spammers para enviar mensagens de e-mail para muitos usuários sem a sua permissão. Os worms são replicantes que se copiam através de redes, causando lentidão e até DoS (negação de serviço). Os trojans, ou cavalos de tróia, possuem um código a parte que procura abrir portas TCP do computador, permitindo a conexão remota.
    A principal diferença entre vírus e malware, é que o vírus (assim como na Biologia) precisa de um hospedeiro para 'sobreviver'.
  • 2.1. Como um cavalo de tróia pode ser diferenciado de um vírus ou worm?

    Por definição, o cavalo de tróia distingue-se de um vírus ou de um worm por não infectar outros arquivos, nem propagar cópias de si mesmo automaticamente.

    Normalmente um cavalo de tróia consiste em um único arquivo que necessita ser explicitamente executado.

    Podem existir casos onde um cavalo de tróia contenha um vírus ou worm. Mas mesmo nestes casos é possível distinguir as ações realizadas como conseqüência da execução do cavalo de tróia propriamente dito, daquelas relacionadas ao comportamento de um vírus ou worm.

    fonte:http://cartilha.cert.br/malware/sec2.html#subsec2.1
    C
    omo a FCC considerou Cavalo de troia como virus, se todos nós sabemos que não é, sim um programa hospedeiro?
  • Essa questão eu errei, pois o que estudei sobre cavalo de tróia NÃO É VIRUS. E a questão diz que o mesmo é um vírus. Agora ferrou-se!

    O cavalo de tróia é um programa onde um arquivo é enviado e fazendo passar por um aplicativel útil (um presente de gregos). Ele abre portas de comunicação possibilitando invasão a terceiros.


    agora fiquei sem entender nada...O trojan é um virus? ou um Progarama?
  • Eu tb errei. Agora fiquei com a dúvida. Cavalo de troia é vírus ou não?!?!
  • Caramba, a FCC já foi melhor nas elaborações de suas questões.
    Onde já se viu, dizer que CAVALO DE TRÓIA é virus....SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
  • Cavalo de tróia não é vírus.
    O vírus se auto replica, o cavalo de tróia não.
    O vírus não existe sozinho - é hospedeiro de algum arquivo, o cavalo de tróia existe sozinho e é um programa disfarçado.
  • Questão mal formulada...vai totalmente de frente com conceitos já consolidados 

    Cavalo de troia NÃO É VIRUS

  • se eu ver o cara que fez essa questão andando na rua eu vou chega na voadora.

  • Verifiquem que a questão é de 2010. Provavelmente o conceito de Malware  era desconhecido. Antigamente, o vírus foi sinônimo de qualquer código malicioso, incluindo, os Trojan.

  • Questão anulada rsrs, Trojan é uma espécie de malware.

  • Na verdade há controvérsias, pois há professores que falam que Trojan não é vírus nem Malware, então o que seria? Ajuda ai Nishimura?

  • Cavalo de Troia é um Malware, não é vírus

  • Trojan não é vírus

     

  • CABE RECURSO PARA ANULAR A QUESTÃO

     

  • questão mais bosta

  • Cavalo de troia São programas que permitem a administração remota, invasão, visualização do que esta sendo digitado, e até mesmo captura de dados das máquinas nas quais se instalam. Geralmente eles são enviados através de jogos ou programas aparentemente inofensivos que, quando executados, instalam o Trojam na máquina. Por isso a comparação com a lenda, pois invadem a máquina disfarçamente, ficilitam a ação de outros ataques, não se multiplicam e causam danos.