-
Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.
O nome “engenharia reversa” define muito bem o conceito do que ela faz. Trata-se do estudo de um objeto, seja um processador, um monitor, um programa ou até mesmo um simples relógio, desmontando-o e analisando suas peças, seus componentes, seus comandos e seu comportamento (no caso de programas). Isso é feito para descobrir como ele foi fabricado, como ele poderia ser melhorado e que outras funções ele poderia realizar.
-
A famosa engenharia social.
-
Nunca ouvi falar em engenharia social!
Esse termo é novo?
-
Conforme os preceitos do autor Samuel Lilo Abdalla:
Engenharia Social – O hacker se passa por outras pessoas, enganando os funcionários da empresa. Para poder fazer um’teatro”convincente, o hacker utiliza informações (nomes de usuários, administrador etc.) coletadas previamente. Com isto o hacker consegue obter informações privilegiadas (p. ex. senhas), ou então induzir funcionários a executar ações que enfraqueçam a segurança (p. ex. executar um trojan, induzir uma reinicialização de senha).
-
O código de 171 do CP - Estelionato se refere, segundo a Cartilha de Segurança da Cert, à Fraude de Antecipação de recursos (Advance fee fraud). Que seria a indução à uma pessoa fornecer informações confidenciais ou a realizar pagamento adiantado com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.
-
GABARITO: C
Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.
-
Gabarito: C
Engenharia Reversa - é uma atividade que trabalha com um produto existente (um software, uma peça mecânica, uma placa de computador, etc.) tentando entender como este produto funciona, o que ele faz exatamente e como ele se comporta em todas as circunstâncias.
Spyware - É o programa espião. Armazena dados e hábitos de navegação do usuário para repassá-los a terceiros, sem, obviamente, o conhecimento do usuário.
Engenharia Social - Consiste em tentar obter informações privilegiadas através de contatos telefônicos, enganando fucionários, passando-se por outras pessoas ou subornando alguém.
Worm - É um programa malicioso que tem esse nome em virtude da comparação com o verme. Sedo assim, ele pode ou não multiplicar, pode ou não causar um dano maior e não precisa de um programa hospedeiro para atuar.
Botnet - Programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente. É capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Computador "zumbi".
Bons estudos!!
-
✅Gabarito Letra C.
A utilização de práticas para obter acesso a informações sigilosas em organizações e sistemas computacionais, por meio da exploração de confiança das pessoas com habilidades de persuasão, é chamada de engenharia social.
- Engenharia social tem a ver com propaganda e algum meio de induzir o usuário a usar aquele produto para então enganar ele.
Bons estudos!✌