SóProvas


ID
1208242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade, arquitetura orientada a serviços (SOA) e Web Services, julgue os itens subsequentes.

A e-Ping 2010 recomenda a utilização das redes peer-to-peer (P2P) para compartilhamento de arquivos em preferência ao FTP e HTTP, uma vez que essas redes são sistemas distribuídos em nodos interconectados com alto grau de disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • 6.5.Redes peer-to-peer

    Embora sistemas P2P possam contribuir para compartilhamento de recursos e colaboração em larga  escala,  com  controle  descentralizado  e  baixo  acoplamento,  ainda  estão  suscetíveis  a diversos problemas de segurança. Este assunto será abordado em momento futuro.

    [E-GOV] e-Ping v2012. Pagina 27


  • e-ping v2014 ADOTA HTTP, FTP e SFTP como protocolos para transferência de arquivos (Documento de Referência e-ping v2014 página 16).

  • Na ePING 2015 o p2p não é se quer mencionado, sendo os protocolos de trânsferência adotados HTTP, HTTPS, FTP, SFTP.

  • O erro da questão é: recomenda a utilização das redes peer-to-peer

    Peer-to-peer é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

    Segundo Tanenbaum, um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes entre si (e até diferentes), ligados através de uma rede de dados, que se apresentam aos utilizadores como um sistema único e coerente.

    O problema é a falta de segurança:

    Peer-to-Peer (P2P) não operam em linhas seguras, assim fornecendo uma canalização para hackers para entrar em uma rede ou computador, acessar informações pessoais e confidenciais, bem como implantar vírus ou worms. Usuários de sistemas P2P são os principais alvos e / ou pontos de lançamento de ataques maliciosos do hacker simplesmente porque requer download e compartilhamento de arquivos eletrônicos ou programas, para não mencionar o uso em protocolos da indústria aberta e interpretável e no codec padrão