Sergio, faltou citar a fonte, por favor.
Concordo no que tange à "visão inicial do cronograma e dos recursos" se se referir aos projetos de sistemas de informação da organização como um todo, porém, o texto menciona "projetos específicos". O PETI foca no Portfolio e Programas (este mais indiretamente) mas não em projetos específicos à nível operacional. Você mencionou "organizar estratégica e operacionalmente" mas não interpretasse isto de forma correta: "organizar operacionalmente" não quer dizer, necessariamente, que o PETI lida diretamente com projetos específicos de sistemas de informação. O PETI, simplesmente, estrutura as diretrizes e princípios que irão guiar o nível operacional.
MODELO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI (PETI) EM QUATRO ETAPAS DE WETHERBE
De acordo com Wetherbe (1993, apud TURBAN et al., 2004), esse modelo consiste de quatro estágios principais: planejamento e alinhamento estratégico de TI, análise de requisitos, alocação de recursos e planejamento de projeto. As etapas envolvem as seguintes atividades:
Planejamento e alinhamento estratégico de TI: estabelece a relação entre o plano geral da empresa e o plano de TI.
Análise de requisitos de informação: identifica as necessidades mais abrangentes de informação da empresa, para determinar a arquitetura de informação estratégica que pode ser usada para dirigir o desenvolvimento de aplicativos específicos.
Alocação de recursos: aloca os recursos para o desenvolvimento de aplicativos de TI e os recursos operacionais.
Planejamento de projeto: desenvolve um plano que delineia o cronograma e as necessidades de recursos para projetos específicos de sistemas de informação.
Fontes:
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information technology for management: improving quality and productivity. New York: John Wiley & Sons, 1993.
TURBAN, E., MCLEAN, E.,WETHERBE,J. Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios da economia digital. 3ª ed.. Porto Alegre: Editora Bookman, 2004.