SóProvas


ID
1208302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação ao plano estratégico de tecnologia da informação (PETI) e ao planejamento estratégico de negócio, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla TI, sempre que empregada, se refere à tecnologia da informação.

No PETI, além de ser definida a metodologia de desenvolvimento a ser adotada pela empresa e serem formalizados os resultados específicos a serem alcançados por cada área funcional, são escolhidos os procedimentos e processos relevantes para os setores da organização.

Alternativas
Comentários
  • No PEI (Planejamento Estratégico Institucional), além de ser definida a metodologia de desenvolvimento a ser adotada pela empresa e serem formalizados os resultados específicos a serem alcançados por cada área funcional, são escolhidos os procedimentos e processos relevantes para os setores da organização.

    O texto fala de PEI, não de PETI. Bons estudos!
  • Inversão de conceito. Tipico do CESPE. Muito bom Sergio Raulino.

  • ERRADO. 

    Segundo o GUIA PDTI do SISP,"

    O PETI, situado no nível estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico Institucional, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Ele estabelece as diretrizes e as metas que orientam a construção do Planejamento de TI do Órgão. "


    --------------------------------------

    As estratégias de negócio da organização são comumente explicitadas por meio de um documento chamado Planejamento Estratégico Institucional – PEI, o qual representa um instrumento de planejamento global, abrangendo todas as áreas e/ou setores que formam a organização.

    PEI- ABRANGE TODAS AS ÁREAS FUNCIONAIS, EXEMPLO VENDAS,LOGÍSTICA,RECURSOS HUMANOS.

    PETI-ABRANGE A ÁREA DE TI


    Bibliografia;

    GUIA PDTI DO SISP V.1.0

  • Plano Operacional é a formalização da metodologia de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.