SóProvas


ID
1209301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes IP atuais podem utilizar mecanismos de classificação de pacotes em função dos tipos de serviços que são transportados. Considerando os critérios que devem ser observados no uso de qualidade de serviço em redes, julgue os itens seguintes.

O algoritmo leaky bucket deve ser usado sempre que for necessária uma taxa constante na saída controlada, independentemente da taxa de chegada dos pacotes na entrada.

Alternativas
Comentários
  • Outra técnica para alcançar boa qualidade de serviço é o algoritmo do balde furado. Imagine um balde com um pequeno furo no fundo, como ilustra a figura (a) acima. Independente da velocidade com que a água entra no balde, o fluxo de saída ocorrerá em uma taxa constante, ρ, quando houver qualquer quantidade de água no balde e zero quando o balde estiver vazio. Além disso, quando o balde estiver cheio, a água que entrar escorrerá pelas bordas e se perderá (ou seja, não aparecerá no fluxo de saída sob o furo).

    A mesma idéia pode ser aplicada a pacotes, como mostra a figura (b). Conceitualmente, cada host está conectado à rede por uma interface que contém um balde furado, ou seja, uma fila interna finita. Se um pacote chegar à fila quando ela estiver cheia, o pacote será descartado.


    fonte: http://efagundes.com/openclass_networking/index.php/algoritmos-de-roteamento/tecnicas-para-se-alcancar-boa-qualidade-de-servico-algoritmo-do-balde-furado/

  • Senhores confesso que achei estranho a palavra SEMPRE, e por isso marquei errado, visto que Tanenbaum coloca como possibilidade e não como obrigação como é usado através do DEVE da questão.

    Vejam o que ele diz sobre Leaky Bucket.


    Segundo Tanenbaum(2011,p.255-256),"Independentemente da velocidade com que a água entra no balde, o fluxo de saída ocorrerá a uma taxa constante,R, quando houver qualquer quantidade de água no balde e zero quando o balde estiver vazio. Além disso, quando o balde estiver cheio até a  capacidade B, qualquer água que entrar escorrerá pelas bordas e se perderá.

    Esse balde pode ser usado para modelar ou controlar os pacotes que entram na rede (...)

    Essa técnica foi proposta por Turner e é chamada algoritmo leaky bucket."


    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • o SEMPRE nao está errado. A taxa constante de saida é característica do algoritmo leaky bucket. 

  • Certo.

     

    Formatação de tráfego: É usado para controlar a quantidade e a velocidade com que o tráfego é transmitido pela a rede. São utilizadas duas técnicas principais:

     

    1.Balde Furado(leaky bucket): formata o tráfego em rajadas para um tráfego de velocidade fixa tirando uma média da taxa de dados. Porém descarta pacotes se o balde estiver cheio.

     

    2.Balde de Fichas(token bucket): O “balde” armazena fichas geradas a uma taxa constante e as transmite com maior flexibilidade. Cada célula transmitida consome uma ficha. Se não houver fichas, uma célula deve esperar a geração de uma nova ficha. Quando o “balde” transborda, descarta fichas (não células ou byte).

     

    http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/index.php/RED29004-2014-1-Seminario1-QoS

  • Gabarito Certo

    O algoritmo de Leaky Bucket permite controlar a taxa de transmissão de pacotes pela rede, transparecendo que todo o tráfego é transmitido a uma taxa constante.

    Este algoritmo resume-se a um "balde" que representa o buffer do receptor com capacidade para b bytes no qual os pacotes que chegam são armazenados e numa taxa de transmissão constante x(t) e são enviados para reprodução a uma taxa d. Seguem-se algumas opções do uso do leaky-bucket:

    A taxa de chegada dos pacotes para o buffer é igual a taxa de reprodução, ou seja, x(t) = d. Nesse caso a reprodução não sofrerá problemas, pois nem haverá falta dados para reprodução e nem haverá sobrecarga do buffer (overflow).

    A taxa de chegada dos pacotes para o buffer é superior a taxa de reprodução, ou seja x(t) > d. Com isto o buffer acabará por ser sobrecarregado (sofrerá overflow) e começará a descartar pacotes. Essa perda de pacotes prejudicará a reprodução do video/audio o qual reproduzirá com falta de dados.

    A taxa de chegada dos pacotes para o buffer é inferior a taxa de reprodução, ou seja x(t) < d. Nesse caso, ocorrerá uma situação oposta ao caso anterior, ou seja a reprodução parará de mostrar novos dados de video/audio pois o buffer estará vazio, numa situação conhecida como inanição.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    ACRESCENTANDO:

    QUEM CONTROLA CONGESTIONAMENTO NÃO É O ROTEADOR, E SIM O TCP COM O RECURSO DE JANELA DESLIZANTE E LEAKY BUCKET.