-
Gabarito C
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário . Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
-
CORRETO
O valor do Produto Interno Bruto pode ser denominado real ou nominal. Nominal se refere ao valor a preços correntes, ou seja, quando não é descontada a inflação. A variação do PIB nominal não permite uma análise do que de fato se alterou, podendo os preços dos bens ou a quantidade produzida. Por isso, que nessas análises se utiliza o conceito de PIB Real, quando a inflação é descontada, a variação do PIB real representa a alteração da quantidade de bens e serviços produzidos na economia.
http://academiaeconomica.com/2008/08/o-que-pib.html
-
PIB em moeda corrente é o mesmo que PIB nominal, que é a soma das quantidadaes de produtos finais produzidos multiplicada por seu preço atual.
Ele aumenta ao longo do tempo porque:
A produção da maioria dos bens aumenta ao longo do tempo.
O preço da maiori dos bens também aumenta ao longo do tempo.
-
Ué, e nos períodos de deflação? Nesses momentos, o PIB nominal reduz-se, ou não?
-
O PIB a preços correntes é o PIB que chamamos de PIB nominal.
O PIB nominal tende a aumentar ao longo do tempo devido à combinação de dois fatores: o crescimento real da produção e a elevação do nível de preços na economia.
Ainda que possa haver anos de recessão (queda real da produção), é razoável supor que a produção tende a crescer ao longo do tempo.
Com os preços, esta tendência é ainda mais forte.
No Brasil em 2015, por exemplo, ainda que o PIB tenha caído em termos reais, a inflação esteve na casa dos 10%, o que gerou uma elevação do PIB em termos nominais.
Assim, para que o PIB a preços correntes caísse, precisaria haver uma combinação entre deflação (inflação negativa, isto é, diminuição dos preços) e recessão.
Resposta: C
-
Não entendo essa questão. Ela menciona que o PIB expresso a preços correntes (nominal) aumenta ao longo do tempo, basicamente devido à elevação na produção E preços. Como assim? O PIB nominal poderia aumentar somente com o aumento do preços e não necessariamente com a elevação da produção.
-
Gab. C
Leonardo Fiuza, a palavra "basicamente" está emprega no mesmo sentido de "essencialmente" / "fundamentalmente" / "normalmente".
E isso está correto, pois, basicamente, o aumento do PIB nominal é representado por aumento dos preços (inflação) e do produto, ou seja, PIB nominal = Δp*Δq