SóProvas


ID
1209499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia

No que se refere às políticas econômicas adotadas na Nova República, julgue os itens que se seguem.

O Plano Bresser foi um plano econômico de caráter heterodoxo em que o diagnóstico da inflação foi realizado com base na questão inercial, desconsiderando-se aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Bresser veio logo após o fracasso do Cruzado (que falhou na tentativa de controlar a inflação).

    O grande problema da época era o déficit público ( ou seja, o governo gastava mais do que arrecadava, fechando em 7,2% do PIB nos primeiros meses de 1987). O Plano Bresser trouxe um congelamento de preços, alugueis, salários e de referências monetárias.
    Já para diminuir o déficit, medidas como desativar o gatilho salarial, aumentar tributos e adiar obras planejadas foram adotadas.
    Além disso, foram retomadas as negociações com o FMI.

    Logo, a assertiva está incorreta ao afirmar que o Plano Bresser não se importou com o ajuste das contas públicas.

  • ERRADA. Acredito que nenhum plano de estabilização econômica desconsidera aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas.

    Quanto ao Plano Bresser, este possuía  elementos heterodoxos e ortodoxos.

    O diagnóstico foi o mesmo do Plano Cruzado: inflação inercial. O Plano Bresser, porém, reconheceu o papel das políticas monetária e fiscal convencionais.

    Sem procurar desindexar a economia, o governo congelou mais uma vez preços e salários, além de adotar políticas monetária e fiscal contracionistas.

     Economia heterodoxa - Todos os tipos de socialismo são considerados heterodoxos, mas nem todas as escolas heterodoxas são socialistas. Um desafio central para a heterodoxia é se auto-definir de forma mais precisa do que simplesmente economia não-neoclássica. Os heterodoxos exaltam o papel das instituições, o Estado, como agente regulador e capaz de promover o crescimento econômico. As medidas relacionadas ao controle da inflação, estão presentes na regulação de preços, salários, contratos e câmbio. O governo pode estimular o crescimento através do aumento dos gastos públicos, que não sejam financiados pelo aumento dos impostos.
    A economia ortodoxa também foi definida metodologicamente como uma obra que exige conformidade com a linguagem tradicional dos modelos matemáticos. 

    As características ortodoxas ficam bem evidentes quando se trata de mecanismo de política econômica. Acreditam que para uma nação crescer é necessário acabar com a inflação e assim possibilitar o crescimento econômico. A inflação deve ser controlada através de políticas fiscais e monetárias contracionistas, o governo deve reduzir os gastos para controlar a demanda global. Tais políticas, todavia, podem trazer conseqüências recessivas, e nem sempre controlar de fato a inflação.


  • O Plano Bresser foi um plano econômico de caráter heterodoxo -  foi ortodoxo também

    O diagnóstico da inflação foi realizado com base na questão inercial - Certo.

    ... desconsiderando-se aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas - Errado

  • No plano Bresser pretendia-se reduzir o déficit público através de aumentos de tarifas, eliminação do subsídio do trigo, corte de gastos,e , como posterioermente anunciado, corte de investimentos públicos.

  • O Plano Bresser foi um plano econômico de caráter heterodoxo em que o diagnóstico da inflação foi realizado com base na questão inercial (certo, e tbm ortodoxo contracionista em rel às pol. Monetária e Fiscal), desconsiderando-se aspectos relacionados ao ajuste das contas públicas (errado = foram reajustadas tarifas públ p/ reduzir o déficit público).

  • O ÚNICO plano que foi TOTALMENTE HETERODOXO foi o Plano Cruzado.

     

    Resposta: ERRADO.

  • RESOLUÇÃO:

    O diagnóstico do Plano Bresser era de que a inflação era inercial E de demanda.

    Assim, seria necessário um plano híbrido, com elementos ortodoxos e elementos heterodoxos.

    Pelo lado ortodoxo, a tentativa de contração da demanda agregada ocorreria inclusive através de um política

    fiscal contracionista, com ajuste das contas públicas.

    Resposta: E