SóProvas


ID
1209931
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O paciente que sofreu um mecanismo brusco de queda da própria altura e realizou um movimento excessivo de flexão plantar e inversão em tornozelo direito, e com isso houve laceração de poucas fibras musculares de fibular curto e laceração de aproximadamente metade do ligamento talo fibular anterior, apresenta as respectivas lesões musculoesqueléticas

Alternativas
Comentários
  • A entorse é um estiramento e / ou ruptura de um ligamento na banda fibrosa de tecido conjuntivo que une o final de um osso com o outro osso ao redor das articulações.

    A distensão ou estiramento é uma lesão de um músculo e / ou tendão. Os tendões são cordões de tecido fibroso que prendem os músculos aos ossos.

    http://www.marcosbritto.com/2012/01/entorses-e-distensoes-qual-e-diferenca.html


  • Distensão: Rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares. Lesão aguda nos músculos, em geral na junção musculotendinosa, em virtude de uma contração muscular brusca e/ou excessiva. Pode ser classificada em 3 graus:

     

    Grau 1: Ruptura de algumas fibras musculares com edema e desconforto menores, Perda mínima ou nenhuma de força e restrição do movimento, sensibilidade palpatória pode estar presente, sem incapacidade funcional.

    Grau 2:  Certo grau de ruptura musculotendínea com quadro de dor a contração e alongamento, Edema mais significativo, Diminuição da força e limitação dos movimentos funcionais, Dor moderada a Grave, Exame Clínico mostra não haver ruptura completa,Reabilitação de 3  a 28 dias.

    Grau 3:Ruptura completa de um ou mais componentes,Dor Grave,Perda de Função, Possibilidade de Intervenção Cirúrgica, Reabilitação pode requerer 3 semanas à 3 meses.

    Entorse:Lesões dos ligamentos das articulações, onde há um estiramento além de sua amplitude normal, rompendo-se. Não há deslocamento completo ósseo. Podem ser em 3 Graus ( Parecidas com as lesãoes musculares):

    Grau I: Perda mínima da integridade estrutural,movimento normal, pouco ou nenhum edema, sensibilidade mínima, pouca perda funcional.

    Grau 2: Certa ruptura ligamentar com instabilidade moderada, dor forte a moderada, Pode ocorrer hemoartrose associada à efusão.

    Grau 3: Perda da integridade estrutural, movimento anormal,, hemartrose, ampla instabilidade funcional.