SóProvas


ID
1209958
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O tratamento cirúrgico de condições musculoesqueléticas engloba muitos procedimentos operatórios e envolvem grande variedade de tecidos e estruturas. O fisioterapeuta ao receber estes pacientes deve ter o conhecimento sobre que tipo de intervenção foi realizado para estabelecer seus critérios de avaliação e condutas. Entre os métodos cirúrgicos para reconstrução ou substituição tecidual, utilizados na reabilitação das lesões musculoesquelética, podem-se citar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    TENOPLASTIA: Reconstrução de tendão, OU ENXERTO de tendão, secundário à uma lesão prévia, geralmente crônica, o que não pode ser confundida com tenorrafia, que é a lesão de reconstrução parcial.
    CONDROPLASTIA: Procedimento cirúrgico que remove toda a parte da cartilagem que está deteriorada, ocorre mais frequentemente na articulação do joelho, que também não pode ser confundida com a limpeza desta cartilagem que se chama espondiálise.
    ARTROPLASTIA: Esta é mais radical que as outras duas anteriores, uma vez que gera a substituição de estruturas inteiras do joelho, e está mais relacionada à artrite comum. Esta substituição pode ser unicompartemental ou bcompartemental.
  • qual o problema com a letra A?

  • Na realidade a letra A especifica dois termos que são: 

    meniscectomia e tenorrafia, enquanto a letra C fala de forma genérica para qualquer procedimento!

  • Letra A: Menistectomia  - retirada 

    nao repara nem substitui