Letra "A" - Errada. A equimose é uma mancha que desaparece com o passar do tempo e através da cor é possível se ter uma ideia de há quanto tempo à equimose foi produzida, nos primeiros dias será avermelhada.
(vermelha (1 a 3 dias), roxa/ azul (3 a 6 dias), verde (7 a 10 dias) e amarelada (10 a 15 dias), depois desaparece).
Letra "B" - Errada. Conforme o comentário da alternativa anterior, há uma progressão na coloração da equimose antes do desaparecimento, que ocorre após cerca de 15 dias (podendo variar para mais ou para menos).
Letra "C" - Errada. São relevantes, pois poderão demonstrar o tipo de agente vulnerante, dar uma estimava de tempo da lesão, entre outros aspectos.
Letra "D" - Errada. São duas coisas completamente diferentes, uma somente é produzida no vivo, enquanto a outra é uma decorrência da morte, um efeito que aparece em cadáveres.
Letra "E" - Correta. Quanto maior a força, maior será o extravasamento de sangue, isso poderá implicar em um maior tempo de absorção dessa sangue extravasado.
Resumo sobre o tema:
Equimose é a lesão fechada por ação contundente que causa o rompimento do vaso sanguíneo, aqui a ação contundente é mais forte que na rubefação. A equimose é uma mancha de sangue no tecido (infiltração de sangue no tecido formando uma mancha), podendo ser superficial (vista facilmente, é o que popular, e erroneamente, se chama de hematoma) ou interna (neste caso somente poderá ser visualizada na necropsia ou em uma intervenção cirúrgica).
Pode ser feitas em vivos e em mortos. A forma de descobrir se a lesão foi produzida em um vivo ou em um cadáver é através da água, se em contato com a água o ferimento limpar, significa que foi feita no cadáver, ao contrário, se não limpar, a equimose foi feita em pessoa viva (sangue impregnado no tecido). Outra forma é pela análise dos glóbulos (divide-se o n.º de glóbulos vermelhos pelo n.º de glóbulos brancos), se houve processo inflamatório, então a lesão foi feita em vida.
Existem diversos tipos de equimoses:
- petéquias: é uma equimose puntiforme, similar a pontas de alfinetes. São também denominadas “manchas de Tardieu”, podendo aparecer em mortes por sufocação ou também em outros tipos de morte, até mesmo na natural – p.ex. a morte por picada de uma formiga -, logo, não é patognomonica de sufocação.
- sugilação: é a aglomeração de petéquias formadas por pressão de compressão ou por sucção – p.ex. a morte por picada de várias formigas; o chupão no pescoço.
- sinal do zorro ou do guaxinim: aparece em fraturas na base do crânio, onde o sangue dessa fratura desce e se aloja atrás das pálpebras, fazendo com que surja uma equimose bipalpebral.
- víbice: é a sugilação (equimose) em formato de faixa – p.ex. é o caso da lesão causada por um cassetete, por um cano de PVC, cinto, mangueira de jardim, pneus de carro, formando faixas duplas paralelas.
- sufusão: é uma mancha mais extensa que todas as outras espécies de equimoses.