SóProvas


ID
1210036
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação ao exame médico-legal em conjunção carnal, analise as seguintes afirmações.

I – A introdução de dois dedos justapostos do examinador em óstio himenal é achado diagnóstico de desvirginamento.
II – O exame pericial é melhor realizado com a periciada em decúbito dorsal, com as pernas abertas, boa iluminação, uso de espéculo vaginal e estudo da mucosa e cavidade vaginal.
III – Para a pesquisa de espermatozóides pode ser utilizado o reativo de Florence, constituído por iodo metalóide, iodeto de potássio e água destilada.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Apesar de a letra C ser a menos errada, a reação de Florence não pesquisa espermatozóides, ela evidência esperma, fluído prostático.

  • Segundo mestre Genival Veloso de França:

    Metodologia do exame de conjunção carnal

    (...)Coloca-se a paciente em posição ginecológica, examinando-se cuidadosamente o aspecto e a disposição dos elementos da genitália externa.(...).

    (...)Para a determinação da presença de esperma na cavidade vaginal (...) o reativo de Florence constitui-se de iodo metalóide, iodeto de potássio e água destilada(...).

  • I – A introdução de dois dedos justapostos do examinador em óstio himenal é achado diagnóstico de desvirginamento. ERRADO - Não há nenhum consenso pericial em se admitir como critério de desvirginamento a possibilidade de o óstio himenal “ser permeável a dois dedos transversos”. O propósito da manipulação digital não é, pois, um meio de conferir uma virgindade, senão o de, quando necessário, conhecer a consistência das bordas das rupturas do hímen 

    II – O exame pericial é melhor realizado com a periciada em decúbito dorsal, com as pernas abertas, boa iluminação, uso de espéculo vaginal e estudo da mucosa e cavidade vaginal. ERRADA - Nerio Rojas assinala: “Para examinar bem é preciso colocar a mulher em posição de decúbito dorsal, com as pernas abertas, boa iluminação, abrir fortemente os lábios para distender a entrada vaginal e a membrana, seguir o bordo livre do hímen, se necessário com uma pequena sonda, explorar ainda com o dedo indicador sua amplitude e buscar os bordos de possíveis rupturas” (in Medicina Legal, 7a edição, Buenos Aires: El Ateneo, 1961, p. 220).

    III – Para a pesquisa de espermatozóides pode ser utilizado o reativo de Florence, constituído por iodo metalóide, iodeto de potássio e água destilada. CERTA - Para determinação da presença de esperma na cavidade vaginal, retira-se do interior desta e/ou do canal do colo uterino material que será colocado entre lâmina e lamínula. Sendo positiva essa reação, surgirão, no campo microscópico, inúmeros cristais castanho-avermelhados de formato rômbico. O reativo de Florence constitui-se de iodo metaloide, iodeto de potássio e água destilada.(...) Atualmente, tem sido empregada a dosagem da fosfatase ácida e da glicoproteína P30, que se mostra em forma de traços na secreção vaginal, mesmo quando os autores são vasectomizados.

    TODAS RESPOSTAS NO LIVRO DO FRANÇA