SóProvas


ID
1210372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere os seguintes eventos:

I aquisição a prazo, em 5/1/X1, de matérias-primas industriais no valor de R$ 5.000;
II liquidação de título de um cliente no valor de R$ 1.000, com juros de R$ 50;
III aquisição à vista, com pagamento por meio de um único cheque, de ferramentas, rações e fertilizantes para uso agrícola.

De acordo com os eventos apresentados acima, julgue os itens subsequentes, a respeito de escrituração contábil.

Um registro a crédito em determinada conta é um lançamento contábil.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    O lançamento contábil é o registro do fato contábil. Todo fato que origina um lançamento contábil deve estar suportado em documentação hábil e idônea.

    Os lançamentos contábeis podem ser:

    a) lançamento de primeira fórmula (1-débito e 1 crédito)

    b) lançamento de segunda fórmula (1-débito e 2 ou + créditos)

    c) lançamento de terceira fórmula (2 ou + débitos e 1 crédito)

    d) lançamento de quarta fórmula (2 ou + débitos e 2 ou + créditos)

    O lançamento contábil não se resume a “débito e crédito”, mas deve possuir também:

    O valor (ou valores); expresso em moeda nacional.Data do lançamento.Histórico.

  • Certo, mas duvidoso

    Pelo método das partilhas dobradas devemos ter no mínimo dois lançamentos 1 de crédito e 1 de débito... 1 único registro não é considerado um lançamento contábil... (típica questão que todo mundo sabe a resposta, mas ficamos com medo de marcar)


    A explicação do companheiro resume a questão.


  • Discordo do gabarito, o qual deve ser errado.

    Não existe lançamento somente a crédito ou a débito.

  • a questão estão certa porque não falou "apenas". Tipico CESPE. 

  • CESPE: Um lançamento contábil é composto por, pelo menos, um débito e um crédito.ERRADO

  • É a Banca que doutrina:

     

    ·         ELEMENTOS ESSENCIAIS DE UM LANÇAMENTO:

     

    o    1) Local (pode ser suprimido, considerando-se feito no local do estabelecimento) e data;

     

    o    2) Conta debitada;

     

    o    3) Conta creditada;

     

    o    4) Histórico;

     

    o    5) Valor.

     

    GAB ERRADO.

  • Concordo com o gabarito , pois a questao ela enfatiza que é apenas um registro em uma conta, vou levar em conta meu tirocinio, se vou fazer um lançamento contabil  em um certo momento lançarei um debito e no outro lançarei um credito, ou seja, no ato do lançamento do credito  estou  fazendo um lançamento a credito. apenas.... Cespe ela deixa claro no edital que nao leva em consideraçao a Decoreba e sim seu tirocinio.  

  • Discordo dos comentários dos colegas. A banca pergunta se é um lançamento contábil, e é. Errado, mas é um lançamento. Pensem, por exemplo, na possibilidade de ser realizado um lançamento contábil apenas por débito em que ocorre um erro, chamado OMISSÃO. Perceba que há dispositivos tratando desse tipo de erro e impondo que a correção é efetuar o registro o quanto antes e mencionando a data em que o fato ocorreu.

  • Se aqui eu já marquei morrendo de medo, imagine na hora da prova.

  • Questão idiota.

  • Gabarito da BANCA: CERTO

    Comentários: Visto que, o método das partidas dobradas não é obrigatório, a questão realmente se torna correta.

    obs: sei que Prof. Willian Notário é muito bom, mas devemos nos atentar para o posicionamento da banca, pois esta é louca!

    obs2: muitas questões de contabilidade tem em sua maior dificuldade na interpretação de texto.

     

  • No dia da prova, esse tipo de questão é melhor deixar em branco.

  • Queridos colegas, a partida SIMPLES não é terminantemente proibida, apenas NÃO É REGRA, mas é possível utilizá-la.

    Temos o Livro Caixa que utiliza. Os softwares de contabilidade existentes no mercado permitem esse tipo de lançamento, para ter uma idéia.

    Então, não tomem a partida DOBRADA como verdade absoluta.

  • Ano: 2015/ Banca: CESPE/ Órgão: TCE-RN/ Prova: Auditor

    Um lançamento contábil é composto por, pelo menos, um débito e um crédito.

    ERRADO

    Ano: 2014/ Banca: CESPE/ Órgão: FUB/ Prova: Técnico em Contabilidade

    Um registro a crédito em determinada conta é um lançamento contábil.

    CERTO

     

    ???????????????????????????????

  • Nada de deixar em branco galera, só colocar na cabeça que:

    MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS não é obrigatório.


    O comentário do colega a baixo reflete bem como a banca CESPE ama cobrar o assunto, vou copiar aqui:


    Ano: 2015/ Banca: CESPE/ Órgão: TCE-RN/ Prova: Auditor

    Um lançamento contábil é composto por, pelo menos, um débito e um crédito.

    ERRADO

    Ano: 2014/ Banca: CESPE/ Órgão: FUB/ Prova: Técnico em Contabilidade

    Um registro a crédito em determinada conta é um lançamento contábil.

    CERTO

  • Professor Willian Notário do Alfacon disse que ouve mudança do entendimento da banca, na ocasião o gabarito definitivo foi dado como certo, mas atualmente a banca entende que: 

     ELEMENTOS ESSENCIAIS DE UM LANÇAMENTO:

     

    o    1) Local (pode ser suprimido, considerando-se feito no local do estabelecimento) e data;

     

    o    2) Conta debitada;

     

    o    3) Conta creditada;

     

    o    4) Histórico;

     

    o    5) Valor.

     

    GAB ERRADO.

    ps: há de se pensar em deixar uma questão dessa em branco na hora da prova, mas eu vou de ERRADO. 

    Respondi essa questão hoje 22/08/18 na lista do Willian - ele gabaritou como errado.

  • PESSOAL, AO INVÉS DE DISCUTIRMOS OPINIÃO PESSOAL, VAMOS INDICAR PARA O COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

  • Poderá optar pelo método da partida simples, mistas ou dobradas

  • Errei a questão, mas fui procurar e achei interessante isso:

    O método das partidas simples leva em consideração apenas uma operação, ou seja, é um método de escrituração que não “equilibra” a transação registrando um crédito ou débito oposto.Esse método de escrituração considera apenas o débito ou crédito de um fato contábil, o que torna o modelo pouco eficiente para informar dados contábeis. 

    Já o método das partidas dobradas é capaz de equilibrar os livros contábeis de uma empresa. Para cada crédito lançado há o lançamento de um debito de valor igual.

    Fonte: https://www.blendit.com/2019/01/31/metodos-de-escrituracao-simples-ou-dobrada/#:~:text=O%20m%C3%A9todo%20das%20partidas%20simples,um%20cr%C3%A9dito%20ou%20d%C3%A9bito%20oposto.

    Nesse sentido, levando em consideração a jurisprudência do Cespe de que o metodo das partidas dobradas não é obrigatório, mesmo sendo o mais utilizado, podemos perceber que a questão pode estar tratando do método de partidas simples.

    Gabarito: CERTO.

  • Ninguém consegue explicar essa questão... Todo mundo presumindo que a banca quis falar da partida simples. Tenso !

  • Isso não faz sentido. A própria banca já nos mostrou outro pensamento

  • Tô nem loco de responder isso no dia da prova.

  • pro cespe incompleta não é errada.

    (para cada crédito tem de haver pelo menos um débito) porém, questão certa.

  • "MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.'' - Desculpe-me o comentário....

    GABARITO: CORRETO.

  • Se considerarmos o Método das Contas Simples, a questão é correta

  • Meu deus!! Não compliquem uma questão facil! Método das partidas dobradas.

    C- fornecedor 5000

    D- Mat. prima 5000

    C- Cliente 1000

    C- Juros 50

    D- Caixa 1050

    NISSO TUDO, TEM CONTAS A CRÉDITO? Sim, seus tontos. ISOS É UM LANÇAMENTO? SIM, seus tontos. Questão correta.

  • São feitos dois lançamentos do fato contábil. Cada conta recebe um lançamento (uma conta recebe um lançamento a crédito e a outra conta recebe o lançamento a débito). Portanto apenas um registro a crédito não deixa de ser um lançamento,

  • Método das partidas dobradas (é a regra):

    Partida = lançamento

    Dobrada = duplicidade ou duplo

    CESPE já cobrou algo parecido no passado. Acho que com um recurso bom dava pra anular. Mas, vida que segue.

  • O método das partidas simples está em desuso na contabilidade. Segundo um comentário feito pelo professor Valter, não há normas que impeçam a utilização das partidas simples, portanto, leve isso com você e, provavelmente, não terá problemas em questões da banca CESPE.

  • Segundo o Professor Cláudio Zorzo, essa é uma questão interessante.

    "Um registro a crédito em determinada conta é um lançamento contábil"

    Esse é um lançamento SIM, mas não é um lançamento que obedece o método das partidas dobradas. Nas palavras dele:

    "Certo. A escrituração é de partidas dobradas e aí vai ter um lançamento a débito e um lançamento a crédito em uma ou mais contas, então só um lançamento a crédito é um lançamento, não um lançamento de partidas dobradas, mas é um lançamento."

    Loucura.

  • As questões que falam de Lançamento Contábil se referem à correta aplicação do método das partidas dobradas ou partida simples.

    Os elementos essenciais são da Escrituração Contábil

    [ABIN] Cada um dos itens abaixo apresenta um fato contábil, seguido de uma proposta de lançamento contábil desse fato, devendo ser julgado certo se o lançamento proposto estiver adequado ao respectivo fato, ou errado, em caso contrário.

    compra a prazo de matérias-primas por empresa industrial

    débito em: estoque de matérias-primas ICMS a recuperar IPI a recuperar

    crédito em: fornecedores

    CERTO

    [PF 2009] O fato contábil registrado no lançamento de 4.ª fórmula abaixo pode ser entendido como recebimento por uma venda a prazo, após o vencimento da obrigação, e concessão de abatimento por problemas com a mercadoria ou sua entrega.

    D bancos

    D abatimentos

    C cliente

    C juros

    CERTO - tem algum local e data ai?

    Ano: 2015/ Banca: CESPE/ Órgão: TCE-RN/ Prova: Auditor

    Um lançamento contábil é composto por, pelo menos, um débito e um crédito.

    ERRADO - Método da partida simples pode ser composto por apenas um.

    Ano: 2014/ Banca: CESPE/ Órgão: FUB/ Prova: Técnico em Contabilidade

    Um registro a crédito em determinada conta é um lançamento contábil.

    CERTO

    Na mesma prova..

    I aquisição a prazo, em 5/1/X1, de matérias-primas industriais no valor de R$ 5.000;

    Apenas o evento I contém os elementos suficientes e essenciais para permitir a escrituração contábil no livro diário. CERTO

    Entre as formalidades intrínsecas da escrituração contábil, consta a obrigação de manter livros sem rasuras, emendas, entrelinhas, borrões ou raspaduras, espaços em branco, observações ou escritas à margem. CERTO

  • O GOLPE TA AÍ..

  • O GOLPE TA AÍ..