SóProvas


ID
1210396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que tange à contabilização de operações contábeis, julgue os itens subsecutivos. 


No momento da assinatura do contrato de aluguel de um imóvel para servir de sede para determinada empresa, o contador deve registrar os primeiros doze meses no passivo circulante e os meses subsequentes no passivo não circulante,realizando a reclassificação de não circulante para circulante à medida do transcurso do prazo.


Alternativas
Comentários
  • O erro está no seguinte: no momento da assinatura nada é contabilizado, trata-se se um ato contábil, e não de um fato contábil.

    Ainda, a questão está errada por afirmar que a dívida vai para o passivo, nota-se que em nenhum momento se falou se o contrato seria à vista ou a prazo. Caso fosse à vista, o correto seria um C - Caixa, e D - Aluguel pago antecipadamente (aluguel a apropriar por competência).

  • Assinatura de contrato = ato contábil, não se tratando de fato contábil.

    Portanto não deve ser registrado.

  • Tem outro erro ainda ao se analisar que são ativos circulantes, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações em despesas do exercício seguinte.

    Ou seja, o seria ativo circulante pelos próximos 24 meses, que é o máximo possível do ativo circulante

  • Enumeremos os erros:

    1- assinatura de contrato é ato, e não fato contábil.

    2- não dá para julgar, com as informações dadas, se deveria, o aluguel, ser lançado no ativo ou passivo.

    Mas consideremos que o caso fosse um fato contábil:

    a) se tivesse sido pago tudo de uma vez, a contabilidade lançaria um débito em aluguéis, pois teria um direito (paguei, agora posso usar por tantos meses)

    b) se fosse para pagar mes a mes a partir do próximo mes, a empresa teria uma obrigação. Então deveria lançar um crédito (usei, agora preciso pagar)

    3- o uso do imóvel pelo mês 13 em diante, não significa ativo ou passivo não circulante. O ativo ou passivo circulante engloba o exercício social em vigor e o seguinte (este ano e o próximo ano).

    Corrijam-me se estiver errado.

  • Comentário mais completo e simples de entender é o do Cleber Santos.

  • ERRADO.

    Lei 6.404/76

    Art. 180.  As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)
     

  • Eu vi a palavra DEVE, marquei ERRADO.

  • GAB: ERRADO!

    Imóvel para ser a sede da empresa -> imobilizado. logo, ativo não circulante

  • A esquema de fazer está todo correto unico erro é q não é PASSIVO é ATIVO

    tbm não diz o perido do contrato do aluguel 

    Supunhetando q fosse 24 mese seria assim 

    os 12 refente ao exercício seria classifido no ATIVO CIRCULANTE e se fosse pago antecipadamente (Despesas DIFERIDAS)

    e os outros 12 meses restantes no ATIVO NÃO CIRCULANTE (REALIZÁVEL A LONGO PRAZO) e na medida q finda o exercício social ou ciclo operacional, reclassica-se de novo no ATIVO CIRCULANTE.

     

  • Não é fato contábil é apenas um ato, então não se faz nada em relação a lançamento. Caso houvesse o pagamento antecipado aí deveria ser feito o lançamento da receita e da obrigação com o cliente.
  • A assinatura do contrato como ato contábio não deve ser considerado. Todavia,  aluguel de um imóvel para servir de sede para determinada empresa em minha opinião não tem como ser auferido na medida em que pode estar sendo um aluguel em ativo ou passivo para ''determinada empresa''

    E em relação a ser circulante ou não cabe a ressalta de que: O ATIVO CIRCULANTE SÃO OS DIREITOS REALIZÁVEIS NO CURSO DO EXERCÍCIO SOCIAL SUBSEQUENTE E AS APLICAÇÕES DE RECURSOS EM DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE(como as despesas antecipadas).

  • Atos Administrativos Nada mais é do que um ato exercido pela administração que não provoca, mas pode vir a provocar, alterações qualitativas e/ou quantitativas no patrimônio da entidade. 

    Exemplos: 

    - Assinatura de contratos;

    - Assinatura de seguros;

    - Admissão de empregados;

    Outra questão para entender melhor:

    Obrigações por operações de crédito bancário com fluxo de liberação em várias datas, em função do regime de competência, devem ser reconhecidas quando da assinatura do contrato bancário. Errado

    A Contabilidade utiliza o Regime de Competência, ou seja, as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos têm os valores contabilizados dentro do mês onde ocorreu o fato gerador. Isto é, na data da realização do serviço, compra do material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando o item será pago ou recebido, mas sim quando foi realizado o ato.

  • o ativo circulante pode ter o prazo de 12 meses ( se o exercício social for menor que o prazo já descrito) ou pode ser maior que aquele, dependendo do exercício social

  • Momento da assinatura de um contrato: ato contábil/fato administrativo (não gerá em primeiro momento qualquer alteração no patrimônio);

    Por conseguinte, AC, ANC, PC, PNC é mensurado levando em consideração o encerramento do balanço patrimonial, não com período de meses diretamente.

  • A CESPE ADORA ESSE TIPO DE QUESTAO, SO HOJE RESOLVI UMAS 5 DESSAS

  • Errado.

    A simples assinatura não representa um FATO CONTABIL, e sim um ATO.

    Neste caso, ainda não será feito o lançamento.

    Seguimos !!!!