-
Questão correta, ao final do balancete de verificação o valor total dos débitos tem que ser igual ao valor total dos créditos.
-
Os balancetes de verificação serão elaborados em até oito colunas, na qual são apresentados os saldos inciais, o movimento, os saldos do período e os saldos finais.
-
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
O Balancete de Verificação relaciona todas as contas de acordo com a natureza do saldo. Independente de serem patrimoniais ou de resultado, retificadoras ou não, as contas são apresentadas em duas colunas, uma devedora e outra credora. As contas com saldo igual a zero não precisam ser demonstradas.
A finalidade do Balancete de Verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Vale dizer, ele evidencia a igualdade matemática dos lançamentos efetuados no período. Se para cada débito em uma ou mais contas houve crédito de igual valor em uma ou mais contas, então o total devedor deve ser igual ao total credor. Caso isso não ocorra, haverá algum erro no uso do método das partidas dobradas.
O Balancete de Verificação é feito a partir do Livro-Razão, do qual são extraídos os saldos para a sua elaboração. O livro Diário não apresenta os saldos das contas. Sua preocupação principal é com o registro das operações em rigorosa ordem cronológica, o que faz deste livro um emaranhado de informações de pouca utilidade para a elaboração de relatórios e demonstrações contábeis.
Fonte: Ricardo J. Ferreira, Contabilidade Básica. Págs 123 e 124.
-
balancete de verificação é um demonstrativo?
-
Questão certa.
De acordo com Padoveze (2004, p. 115), o Balancete nada mais é do que a simples listagem das contas, contendo o nome delas e o seu saldo, colocando os saldos devedores numa coluna e os saldos credores em outra. A palavra verificação vem do fato de que o Balancete também serve para, num primeiro momento e numa análise bastante superficial, verificarmos se o total dos saldos devedores é igual ao total dos saldos credores e para podermos constatar se o método das partidas dobradas foi obedecido em todos os lançamentos que deram origem aos saldos das contas.
-
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - RESUMO:
*Auxiliar, ou seje (seja), NÃO OBRIGATÓRIO
*Objetivo 1: verificar se o MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS foi obedecido
Objetivo 2: verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos
*IMPORTANTE! Existem erros que não podem ser detectados pelo levantamento de balancetes
*O fato do somatório dos saldos devedores ser igual ao dos credores não significa que a escritura está 100% certa
*Composto por todas as contas com seus respectivos saldos EXTRAÍDOS DO LIVRO RAZÃO
GABARITO: CERTO
-
CERTO
Outra questão ajuda a responder essa:
(2016/DPU/Contador) Uma das finalidades do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas, pois o total devedor deve ser igual ao total credor, ou seja, para cada débito em uma ou mais contas deve haver crédito de igual valor em uma ou mais contas. CERTO
-
Sérgio Adriano, em seu livro Contabilidade Geral 3D, disserta que o balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar (não obrigatório), levando unicamente para fins operacionais (não tem obrigatoriedade fiscal) composto por todas as contas com seus respectivos saldos, que são extraídos do Livro Razão com a finalidade de verificar se o total dos débitos é exatamente igual ao total dos créditos, ou seja, verifica se o método da digrafia foi aplicado corretamente.
Atente-se que o balancete apenas possibilita verificar se o método foi aplicado corretamente, ele não garante que os lançamentos estarão corretos.
GABARITO: CERTO
FONTE: WWW.PROJETOSMISSAO.COM.BR
-
GABARITO: CERTO
Balancete de Verificação
-É um demonstrativo de caráter auxiliar
-Facultativo
-As informações são extraídas do livro razão
-Ajuda a verificar a igualdade matemática
-Serve tão somente para o apontamento correto da utilização do método das partidas dobradas
-
Cuidado! A questão está correta, mas o BV não é uma demonstração contábil, é um demonstrativo, isso pode gerar confusão.
-
Gabarito: Certo
A questão está perfeita! O objetivo do Balancete de Verificação é verificar se o método das partidas dobradas foi respeitado ao longo do processo de escrituração dos fatos contábeis, ou seja, se os débitos e créditos foram efetuados corretamente.
-
Certo.
Complementando: o Balancete de Verificação é um demonstrativo auxiliar, não obrigatório, levantado para fins operacionais. É composto por todas as contas com os seus respectivos saldos, extraídos do Livro Razão. O livro diário não é utilizado na elaboração do Balancete.
-
CERTO
Em contabilidade, existe um método chamado de método das partidas dobradas, em que cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos 2 contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos
Por exemplo, ao realizar a compra de matéria-prima, uma conta do ativo deve ser debitada, já que a conta de estoque do ativo é uma conta com natureza devedora. Porém, uma conta do caixa deve ser creditada, pois a empresa teve um desembolso para pagar ao fornecedor, então deve ocorrer uma saída de recursos já que a conta do caixa também é de natureza devedora.
O correto é que a soma dos ativos e passivos de uma empresa seja sempre 0. No final do exercício contábil ― que, normalmente, é de 1 ano ― é feita a apuração deste saldo, chegando ao resultado do período. Se ele for positivo, a empresa deu lucro. Se for negativo, é porque a empresa ficou no prejuízo.
-
O Balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar, levantado unicamente para fins operacionais, composto por todas as contas[Patrimoniais(Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido) e Resultado(Receita e Despesa)] com seus respectivos saldos, que são extraídos do LIVRO RAZÃO, com a finalidade de verificar se o total dos débitos é exatamente igual ao total de créditos, ou seja, verificar se o método das partidas dobradas foi aplicado corretamente.
-
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
NÃO OBRIGATÓRIO
RECOMENDA-SE a elaboração MENSAL
MÍNIMO de 2 e MÁXIMO de 8 COLUNAS
BASEADO no LIVRO RAZÃO
Relação de contas PATRIMONIAIS e de RESULTADO
NÃO ENCONTRA ERROS, VERIFICA se os DÉBITOS são IGUAIS aos CRÉDITOS
FINS GERENCIAIS (INTERNOS), mas pode ter fins externos