-
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
-
Eu errei a questão porque fiquei em dúvida quanto ao uso de "Certos de podermos contar com a sua colaboração...".
Isso não foge dos princípios da redação oficial? Não passa um certo grau de pessoalidade?
-
Quando mencionou a parte, solicitamos a esse Centro(...), logo pensei comunicação interna.
Sendo assim a classificação de Memorandos.
CERTO
-
MEMORANDO
- tipo de comunicação eminentemente interna (pode ser empregado para exposição de projetos, idéias, diretrizes.)- comunicação realizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
- podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes (atenção com o fecho necessário!)
- basicamente presta-se a comunicações internas sobre assuntos rotineiros.
- rapidez, simplicidade, clareza, concisão- o destinatário é identificado pelo cargo que ocupa
Obs: com vistas á agilidade e para evitar o desnecessário aumento do número de comunicações, recomenda-se que os despachos ao memorando sejam efetuados no próprio documento e, se faltar espaço, em folha de continuação (mediante justificativa).
-
"Certos de podermos contar com a sua colaboração, ficamos no aguardo da indicação, visto que essa ação é estratégica para o bom andamento das atividades de compra da Universidade."
Pelo Amor de Deus! A impessoalidade está aonde colegas???
Com todo respeito, não vamos tentar justificar o injustificável...
-
O enunciado informa que "o conteúdo do documento permite classificá-lo como memorando."
O memorando consiste em "modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podemestar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicaçãoeminentemente interna.Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público."
A resposta é correta.
-
Percebe-se que se trata de um memorando pois é uma unidade da Universidade de Brasília comunicando com outras unidades a respeito de um determinado assunto.
-
Quanto a ser uma comunicação interna disso não tive dúvida, mas e a forma padrão? O ofício, o aviso e o memorando devem conter tipo e número do expediente, local, data, assunto, destinatário, além do texto, assinatura e identificação do signatário. O que vi foi um texto sem padrão.
-
Pessoal, atente-se ao que a questão pede, não extrapolem o enunciado, por mais que haja elementos que descaracterizam a impessoalidade, o teor do documento em apreço é de um memorando. O assunto tratado diz respeito a questões internas administrativas.
-
Diego, a questão não perguntou isso...
-
MRPR 2018
5 O Padrão de Ofício
Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.
A distinção básica anterior entre os três era:
a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo OFÍCIO nas três hipóteses.