SóProvas


ID
1211161
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um domínio EAPS - Ethernet Automatic Protection Switching existe em um único anel Ethernet. Qualquer VLAN - Virtual Local Area Network Ethernet definida para ser protegida, é configurada em todas as portas do anel para o referido domínio EAPS. Cada domínio EAPS possui um único ...I... designado. Todos os outros nós deste anel são referidos como ...II... .

As lacunas I e II são correta e respectivamente preenchidas com:

Alternativas
Comentários
  • Ethernet Automatic Protection Switching (EAPS) é usado para criar uma topologia tolerante a falha configurando um caminho primário e um secundário para cada Virtual LAN.

    Operação

    Um anel é formado configurando um domínio (Domain). Cada dominio tem um único "nó principal"(master node) e vários nós de trânsito (transit nodes). Cada nó terá uma porta primária e uma porta secundária, ambos habilitados a enviar tráfego de controle ao nó mestre. Sob operação normal só a porta primária no nó mestre é usado para evitar loops(a porta secundária é bloqueada para todo trafego que não for de controle).

    Quando há uma situação de queda de conexão, os dispositivos que detectam a falha enviam uma mensagem de controle ao master, e o master então desbloqueará a porta secundária e instrui os Transit a atualizar suas bases de dados. Os próximos pacotes enviados pela rede então podem ser direcionados para a porta secundária (agora habilitada) sem qualquer perturbação na rede.

    Os tempos de falha (fail-over) são demonstravelmente em cerca de 50ms.

    O mesmo switch pode pertencer a múltiplos domínios e assim múltiplos anéis. No entanto, estes agem como entidades independentes e pode ser controlado individualmente.

  • ok
  • RFC-3619

  • Gabarito B

    Um anel é formado configurando um domínio (Domain). Cada dominio tem um único "nó principal"(master node) e vários nós de trânsito (transit nodes). Cada nó terá uma porta primária e uma porta secundária, ambos habilitados a enviar tráfego de controle ao nó mestre. Sob operação normal só a porta primária no nó mestre é usado para evitar loops (a porta secundária é bloqueada para todo trafego que não for de controle).

    Quando há uma situação de queda de conexão, os dispositivos que detectam a falha enviam uma mensagem de controle ao master, e o master então desbloqueará a porta secundária e instrui os Transit a atualizar suas bases de dados. Os próximos pacotes enviados pela rede então podem ser direcionados para a porta secundária (agora habilitada) sem qualquer perturbação na rede.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


  • [1]

    O EAPS é um protocolo para proteção de tráfego em topologias Ethernet em anel. Um dominio EAPS opera em um unico anel Ethernet. Qualquer VLAN a ser protegida é configurada em todas as portas no anel em um dado Dominio EAPS. Cada Dominio EAPS possui um unico no master (master node). Todos os demais nos no anel säo referidos como nos de trånsito.

    Uma das portas do no master é designada como porta primåria, enquanto a outra é designada como porta secundåria. Em operagäo normal o no master bloqueia a porta secundåria para o tråfego de dados, evitando assim a ocorréncia de loops.

    Dessa forma os mecanismos STP tornam-se desnecessårios. Para o tråfego de controle, contudo, a porta secundåria permanece desbloqueada, sendo para isso utilizada uma VLAN de Controle (Control VLAN).

    Se o no måster detectar uma falha no anel, ele desbloqueia a sua porta secundåria e passa a permitir a passagem de quadros de dados através dessa porta.

    Os processos de comutaqäo Ethernet e de aprendizagem de endereqos MAC normais continuam sendo utilizados. O EAPS utiliza um mecanismo de alarme e um mecanismo de polling.

    Fonte:

    [1] Novas tecnologias de redes Ethernet, Antônio J. Enne, Cristiano F.